sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Águeda | Obras na “Casa do Adro” já estão em fase adiantada


Empreitada envolve três edifícios e a construção de um espaço novo, bem como arranjos exteriores no valor global de 1,02 milhões de euros

A empreitada da “Requalificação dos edifícios da Orquestra Típica, Cancioneiro e Conservatório e do espaço exterior envolvente aos mesmos” já está em fase adiantada de obra. A intervenção, adjudicada à empresa Nível 20 – Estudos, Projectos e Obras, Lda, arrancou em Julho e está a avançar, em respeito pelo prazo de execução de 12 meses estipulado, sendo que a conclusão está prevista para Julho deste ano.
Tal como se depreende da designação da obra, conhecida como a “Casa do Adro”, o complexo integra três edifícios independentes (Conservatório, Cancioneiro e Orquestra Típica) que estão a ser reabilitados, visando conferir ao edificado as condições adequadas às exigências contemporâneas. A intervenção decorre numa área bruta de 1.902,32 metros quadrados e uma área de implantação de 1.261,58 metros quadrados.
“Esta é uma obra de grande importância para o Município. Estamos a intervir numa área nobre da cidade, mantendo inalteradas as características ímpares do edificado, mas conferindo a cada equipamento as melhores condições térmicas, acústicas e de comodidade para que os utilizadores e público possam usufruir destes espaços com toda a qualidade e segurança”, assinalou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que antecipa o cumprimento dos prazos previstos para a conclusão da obra. Esta intervenção é um “exemplo do bem-fazer da Câmara, que tem uma preocupação continuada por conferir dignidade aos espaços sob a sua responsabilidade”, frisou o Edil.

A reabilitação do Conservatório de Música de Águeda baseou-se no tratamento das paredes exteriores, com tratamento térmico, bem como na substituição da caixilharia (anteriormente em madeira e agora em PVC e vidro duplo, melhorando as condições térmicas e acústicas da infraestrutura), cobertura (remoção da cobertura, colocação de telha nova e isolamento térmico) e caleiras do edifício. Está ainda a ser realizada a adaptação sanitária para deficientes e melhorada as condições de mobilidade no edifício, com a implementação de uma plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida.
Ainda relativamente ao Conservatório, é aqui que está uma das obras de maior envergadura que passa pela construção de um espaço novo, ampliando a capacidade deste equipamento cultural. Uma estrutura que está a ser construída de raiz, numa zona em declive e quase em cave, o que torna o seu impacto visual quase nulo. Quanto a esta intervenção em concreto, Jorge Almeida frisa o aumento da capacidade que o Conservatório de Música passa a ter, dispondo de um auditório amplo para as suas atividades, bem como consubstancia um incremento na resposta cultural do Município.

Já o Cancioneiro, que vai ter um novo telhado, com uma estrutura em perfis de ferro, rematado no cume com uma clarabóia, para a entrada de luz natural no espaço, vai manter a sua traça original, uma vez que as paredes exteriores serão conservadas e será preservada a sua identidade e características típicas aguedenses, de seixo rolado, ou godo como é comummente designado. Para além dos revestimentos novos no interior, o espaço está a ser equipado com novas instalações sanitárias, adequadas a pessoas com mobilidade reduzida.

Quanto à Orquestra Típica, a intervenção que está a ser feita no edifício pretende melhorar as condições de acessibilidade, bem como o conforto térmico, nomeadamente com a edificação de paredes duplas com caixa-de-ar e drenagem, no piso baixo, para resolver as infiltrações que ocorrem naquele espaço. Será, também neste equipamento, substituída a cobertura. Refira-se que haverá ainda uma ampliação da infraestrutura com a construção de uma nova sala e serão demolidas algumas paredes para se obterem espaços mais amplos e polivalentes, bem como será construída uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada.
As fachadas deste edifício serão revestidas com seixo rolado, devolvendo ao espaço uma linguagem arquitetónica coerente com a do complexo.

Uma das grandes intervenções na “Casa do Adro” prende-se com os arranjos exteriores, uma área que está a ser transformada, num tratamento paisagístico nobre, que redesenham, em forma de abraço, um Terreiro da Música, uma bancada a céu aberto e vários espaços verdes.

Neste momento, estão concluídas as coberturas dos edifícios do Conservatório e do Cancioneiro, bem como a betonagem de ampliação do Conservatório e o tratamento das paredes e caixilharias da infraestrutura existente, tendo sido também dado início às obras no edifício da Orquestra Típica. Até ao fim do mês, irá arrancar as obras do arranjo exterior do complexo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário