quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Exposição celebra 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi


Os 150 anos do Nascimento de Ernesto Korrodi vão ser celebrados com a exposição “Ernesto Korrodi: Além da Arquitetura”, que é inaugurada dia 2 de fevereiro, às 16:00, no Banco das Artes galeria. 

A exibição resulta da preservação de 12 cadernos de desenhos, estudos e notas inéditos que o arquiteto criou durante as suas campanhas nacionais e internacionais, incluindo países como Espanha, Itália, Marrocos ou Suíça. 

Ernesto Korrodi nasceu na Suíça em 1870 e veio para Portugal aos 19 anos para dar aulas de desenho nas Escolas Industriais. 

Fixou-se em Leiria nos finais do século XIX para colaborar na mudança de imagem urbanística da cidade, destacando-se o levantamento da ruína do Castelo, com a sua documentação fotográfica e em desenho para base de trabalho aos estudos de reconstrução do monumento. 

Realiza ainda preciosos documentos visuais e escritos sobre outro património relevante nacional, como a Sé de Lisboa, o Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo e os Castelos de Ourém e de Porto de Mós, desenhando os aspetos mais relevantes para registo e utilização futura em projetos de arquitetura, cantaria e elementos decorativos. 

Em Leiria, Korrodi deixa a sua marca em alguns dos mais emblemáticos edifícios, sendo exemplos a Câmara Municipal, o Mercado de Sant’Ana, a Casa do Arco e o Banco das Artes galeria (antigo edifício do Banco de Portugal). 

A exposição estará patente até 3 de maio e tem entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário