Seminário e training course envolve dezenas de jovens de oito países europeus
Além de Portugal, estão presentes, durante esta semana, em Águeda, três dezenas de jovens de sete países europeus a aprender boas práticas na área da juventude
O Centro de Juventude de Águeda está a promover, durante esta semana, duas atividades paralelas que pretendem dar a conhecer as boas práticas preconizadas pelo Município na área da juventude no Concelho e formar técnicos de vários países. Uma é um seminário que decorre desde segunda-feira e até à próxima sexta-feira e a outra é um training course que se prolonga até sábado e que envolvem cerca de três dezenas de jovens de oito países europeus.
Hoje, o grupo esteve reunido no Salão Nobre do Município de Águeda, onde foi recebido por Elsa Corga, Vereadora da Juventude da Autarquia, e por Pedro Alves, Chefe de Divisão do Desenvolvimento Local, que apresentou os projetos que a Câmara tem em curso nesta área, nomeadamente as bolsas de estudo, prémios escolares e programas de redução de abandono escolar; o AgitÁgueda, Talentos AgitÁgueda, a InCA (residências artísticas), a Biblioteca Municipal Manuel Alegre e o Centro de Artes de Águeda; o Águeda Living Lab e a incubadora de empresas; ou ainda o desporto escolar, desporto adaptado, sem esquecer o Centro Municipal de Marcha e Corrida e o Centro de Juventude.
“Estas iniciativas visam, sobretudo, a troca de experiências e dar a conhecer o concelho e as nossas dinâmicas. Estamos também muito curiosos para aprender com todos e com as experiências que têm nesta área da juventude”, disse Elsa Corga, que expressou a alegria por receber estes jovens no Município, desejando ainda que, depois desta presença, tenham vontade de regressar.
Durante a sessão de hoje, Ana Moutas, coordenadora do Centro de Juventude, apresentou o ponto de situação do Plano Municipal de Juventude de Águeda que a Autarquia está a elaborar e que está, neste momento, em fase de análise e processamento de dados dos questionários realizados a dois grupos etários (13 a 18 anos e 18 a 30 anos), onde foram auscultadas as opiniões dos jovens quanto a políticas de juventude.
Refira-se que estão, até sábado, em Águeda, três dezenas de jovens de oito países (Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Macedónia, Polónia e Portugal), sendo que no seminário estão formadores de seis ex-capitais europeias de juventude (Salónica, Maribor, Cluj Napoka, Braga, Cascais e Turim) e no training course participam jovens de cinco ex-capitais da juventude (as referidas, excepto Turim). Neste último, pretende-se definir uma metodologia de diagnóstico comum a nível europeu em matéria de juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário