terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Santarém | JUVENTUDE SCALABITANA DISCUTE EMPREGO DIGNO

Juventude Scalabitana discute emprego digno

A Câmara de Santarém realizou no passado dia 17 de janeiro, nova sessão temática do Conselho Municipal da Juventude - CMJ de Santarém, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, com o objetivo de co desenhar e cocriar o PMJ – Plano Municipal da Juventude de Santarém.

Durante a sessão, os conselheiros debateram o Objetivo Jovem da União Europeia n.º 7: Trabalho digno para todas as pessoas, caracterizaram a situação do emprego no concelho de Santarém, diagnosticaram as principais dificuldades que sentem e apresentaram medidas concretas para a promoção do trabalho digno no Concelho.

Ricardo Rato, vereador do Município de Santarém com o pelouro da Juventude, salientou a importância das sessões temáticas dos CMJ para o co desenho e a co construção do Plano Municipal da Juventude Scalabitana, informando ainda que as 11 temáticas a abordar surgem na sequência das escolhas definidas pelos jovens, que estão em linha com a nova estratégia europeia da juventude 2019-2027 e com os Youth Goals, "objetivos jovens" da União Europeia.

Até ao momento o CMJ já debateu 3 temáticas: o Objetivo Jovem n.º 11, que aborda as organizações de Juventude e programas europeus, o n.º 8, Educação de qualidade e o n.º 7, Trabalho digno para todas as pessoas. O próximo CMJ temático está agendado para março.

Paralelamente, o município de Santarém, em geral, e o Vereador Ricardo Rato, no âmbito do pelouro da Juventude, em particular, estão a replicar junto dos agrupamentos de escolas do Concelho, no sentido de escalar possíveis resultados no que se refere à participação dos jovens Scalabitanos no processo de co construção do PMJ.

Ricardo Rato salienta ainda a importância do trabalho conjunto que o Município de Santarém está a desenvolver com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a integração das estagiárias Joana Andrónico e Rita Pólvora do Curso de Educação Social, na equipa técnica que está a dar apoio ao PMJ de Santarém, com vista à sua construção final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário