terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

COMEMORAÇÕES DO DIA DO REGIMENTO DE INFANTARIA N.º 10


O Regimento de Infantaria n.º 10 (RI 10) em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro celebra no próximo dia 27 de fevereiro, quinta-feira, na Avenida Marginal de São Jacinto, o Dia do Regimento, comemorando o seu 102.º aniversário, associado à Cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional pela 7.ª Força Nacional Destacada (7FND).
O 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, encargo operacional do Regimento, termina a aprontamento para se constituir como 7FND, estando previsto iniciar a sua missão na República Centro-Africana, em março de 2020.
Na antecipação à projeção de Forças para os Teatros de Operações, realiza-se a tradicional Cerimónia Militar de Entrega do Estandarte Nacional (EN). Nestes 26 anos desta Unidade no ramo do Exército, o RI10 através do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista participou em 10 Forças Nacionais Destacadas, Bósnia, Kosovo, Timor-Leste, Afeganistão e mais recentemente República Centro Africana, esta última entre 6 de setembro de 2018 e 11 de março de 2019.

Programa da Cerimónia Militar de 27 de fevereiro
A cerimónia militar será presidida por Sua Excelência, o General Chefe de Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca:
» 09h30 – Eucaristia no RI10;
» 11h30 – Cerimónia Militar e breve atuação da Banda Militar do Exército;
» 14h00 – Demonstração de Atividades.

Programa de Atividades
À semelhança de anos anteriores, a restante comemoração do Dia do Regimento – tradicionalmente celebrada a 01 de abril em alusão à instalação de uma base aeronaval francesa nesse mesmo dia do ano de 1918 – acontecerá durante o mês de abril e para assinalar este importante momento, o Regimento tem em curso um conjunto diversificado de atividades junto da população aveirense:
» De 25 de março a 26 de abril, participação na Feira de Março 2020.
» 08 de abril, o Teatro Aveirense recebe o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.
» Dia 19 de abril será realizada a IX Corrida das Areias, num percurso de 18km entre a praia da Torreira e São Jacinto terminando no interior do Regimento de Infantaria n.º 10.

Recorde-se que as instalações militares sediadas na Península de São Jacinto, atualmente designadas como Regimento de Infantaria N.º 10, foram ao longo dos seus 102 anos, pertença dos três ramos das Forças Armadas, tendo em 1978 sido criada a Base Operacional das Tropas Para-quedistas N.º 2 (BOTP2) com a colocação nessa data de forças paraquedistas nas suas instalações.
Em 1 de janeiro de 1994 no âmbito do processo de reorganização das Forças Armadas Portuguesas, dá-se a extinção do Corpo de Tropas Paraquedistas na Força Aérea e é criado o Comando de Tropas Aerotransportadas (CTAT) no Exército Português.
No último ano foi inaugurando no Centro da Cidade de Aveiro (rotunda da Rua do Eng.º Oudinot) o “Monumento ao Paraquedista” e o Monumento Comemorativo dos 100 anos da presença Militar em São Jacinto (junto à Porta de Armas do Regimento) celebrando e fortalecendo os laços de proximidade entre o RI10 e a população do Município.

Condicionamentos em São Jacinto
Para a realização das celebrações a Avenida Marginal, em São Jacinto, estará vedada à circulação até ao entroncamento com a Rua das Flores a partir das 10h00 de quarta-feira, dia 26 de fevereiro e até às 16h00 de quinta-feira, dia 27 de fevereiro. A Rua Nossa Senhora das Areias estará também cortada ao trânsito, mas apenas na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, das 11h00 às 13h00, desde o cruzamento do restaurante “A Peixaria” até à Avenida Marginal.

II – COMEÇOU O REFORÇO DA SINALIZAÇÃO
DE ESTRADAS NO MUNICÍPIO
Tiveram início esta semana em Esgueira, os trabalhos de reforço e renovação da sinalização rodoviária, a realizar-se por todo o Município. Na linha dos vários investimentos de reabilitação do espaço público e dos arruamentos municipais, este novo investimento de 45.306,28€ (+ IVA) da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), está a ser executado pela empresa Miranvias – Pintura e Sinalização Lda..
Esta é mais uma intervenção para melhorar a qualidade da rede viária municipal, desta vez ao nível da sinalização horizontal e vertical e que vai beneficiar cidadãos e visitantes, contribuindo para a segurança e a melhoria da imagem urbana do espaço público do Município.

Condicionamentos pontuais
Embora os trabalhos não provoquem o corte total da circulação rodoviário, irão sempre surgir condicionamentos pontuais do trânsito e algumas restrições ao estacionamento nos locais a intervir, pelo que a CMA agradece a compreensão e colaboração dos nossos concidadãos na gestão destes trabalhos na via pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário