terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A Guerra Civil Portuguesa

Dom Pedro e Dom Miguel:
dois irmãos em luta por um trono
Dois irmãos, duas ideologias, um trono. A guerra civil portuguesa, que opôs as tropas de D. Pedro às de D. Miguel entre 1828 e 1834, foi um dos episódios político-militares mais importantes da história de Portugal. Em A Guerra Civil Portuguesa, o especialista em história militar Fernando Rita revela, num estudo rigoroso, a importância da antiga vila de Santarém no desenrolar do conflito, entre liberais e absolutistas, bem como as marcas indeléveis deixadas pela guerra na região. A obra chega às livrarias de todo o país esta quarta-feira, dia 26 de Fevereiro.

De um lado, o progressista D. Pedro, liberal, adepto do constitucionalismo, defendia o direito à vida, à liberdade e à felicidade. Do outro, o tradicionalista D. Miguel, absolutista, considerava que o monarca deveria ser o centro do poder numa sociedade orgânica estratificada (nobreza, clero, burguesia e povo). Dois irmãos com ideias bem distintas para os destinos de Portugal, que atravessava, em pleno século XVII, uma crise sucessória, após a morte de D. João VI.

A crise de 1822 é o mote para A Guerra Civil Portuguesa, um livro que resulta de uma precisa investigação do professor, historiador e militar Fernando Rita, que se concentrou nesta obra, particularmente nas duas principais batalhas liberais, a Batalha de Almoster e a Batalha da Asseiceira, travadas na antiga vila de Santarém.  Foram conflitos determinantes para o fim do Antigo Regime em Portugal.

Reviva os um dos mais importantes episódios político-militares em território nacional, num dos principais epicentros da contenda, com base em documentos históricos, registos paroquiais, análises de quadros e dados estatísticos da época.

Conheça ainda os impactos desta guerra na região de Santarém, nos anos de 1833 e 1834, período de grande agitação social, económica e política, assim como a organização, estratégias de subsistência, tecnologia e tácticas dos exércitos de D. Miguel e D. Pedro na campanha militar.

Uma obra essencial para todos os escalabitanos, assim como para amantes de História e estudiosos de estratégia militar.

A Guerra Civil Portuguesa chega às livrarias no próximo dia 26 de Fevereiro. O livro pode ainda ser adquirido através do site oficial da Guerra e Paz, Editores.

Este é o terceiro livro de Fernando Rita sobre temas de história militar, regional e local. O autor é membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, e do Fórum Ribatejo, para historiadores locais e regionais.

A Guerra Civil Portuguesa
Fernando Rita
Não-Ficção / História
192 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 26 de Fevereiro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário