Câmara Municipal de Évora inicia recolha seletiva de resíduos orgânicos para compostagem
A Unidade de Higiene e Limpeza Pública da Câmara Municipal de Évora colocou em funcionamento um novo sistema de recolha seletiva de resíduos orgânicos destinados à compostagem e posterior aproveitamento na agricultura.
Para esta nova função foi adquirida uma viatura dotada dos mais modernos sistemas de segurança e com capacidades adaptadas à recolha seletiva de resíduos orgânicos, as vulgares sobras de alimentos. O circuito de recolha foi preparado para funcionar diariamente, em colaboração com um leque de grandes produtores, dos quais se destacam: os hospitais, alguns dos grandes restaurantes, Messe de Oficiais, Universidade e cantinas escolares.
Os resíduos são recolhidos e encaminhados para a Gesamb, onde se processa a triagem e o tratamento por compostagem. O produto final é um composto orgânico que será utilizado como fertilizante agrícola.
A entrada em funcionamento do novo circuito de recolha seletiva de orgânicos traduz-se ainda no aumento da capacidade de resposta do Município às crescentes necessidades na área da higiene, limpeza pública e recolha de resíduos urbanos. No seguimento da recente contratação de 20 novos trabalhadores para reforço dos quadros operacionais, foi agora possível o reforço também dos meios técnicos e mecânicos.
A redução do volume de resíduos depositados em aterro, conseguida através do aumento gradual da reutilização e da reciclagem, tem sido uma das prioridades mais importantes do Município de Évora no quadro das medidas de proteção ambiental que têm vindo a ser implementadas. Neste âmbito recorde-se que o tema geral das Grandes Opções do Plano para 2020 é “Agir pelo Ambiente, Construir um Concelho Sustentável”, o que na prática pretende sublinhar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município nesta área, onde se destacam os projetos em curso relacionados com a defesa da gestão da água, revitalização dos espaços verdes, e com a eficiência energética. Informe-se sobre a estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas acedendo a: http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Habitar/ambiente/Paginas/Projeto-ClimAdaPT-Local.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário