quinta-feira, 12 de março de 2020

Conselho não recomenda fecho de escolas. Decisão só esta quinta-feira


Jorge Torgal, membro do Conselho Nacional de Saúde, ressalva que "só se justifica o encerramento total ou parcial de estabelecimentos de ensino públicos, privados ou sociais, de qualquer nível de ensino, por determinação expressa das autoridades de Saúde".

Assim, o conselho não recomenda expressamente o encerramento de escolas, mantendo-se a "acompanhar a situação". Marta Temido relembra que o Conselho de Ministros tomará as decisões "que se justifiquem" tendo em conta o entendimento do CNS.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explica que o parecer do Conselho Nacional de Saúde vai ao encontro da realidade epidemiológica do país e que não se pode, neste momento, estar a criar "medidas desproporcionadas".

"Em cada local e região as autoridades de Saúde analisarão a situação concreta e poderão determinar o encerramento de uma escola ou de parte de uma escola", sublinha Graça Freitas.

Sobre a declaração do estado de pandemia, a diretora-geral da Saúde garante que nada mudou em Portugal, e que a tomada de posição da Organização Mundial de Saúde é apenas uma "formalização".

TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário