quinta-feira, 12 de março de 2020

COVID-19. Câmara de Leiria cancela todos os eventos municipais até 03 de abril


O Município de Leiria decidiu esta quinta-feira cancelar todos os eventos públicos municipais agendados até ao dia 03 de abril, uma medida de cariz preventivo relacionada com o surto do COVID-19 que atingiu o nosso país.
Esta medida surge na sequência da recomendação do reforço de medidas de contenção efetuada pela Direção Geral de Saúde, abrangendo eventos culturais, desportivos, sociais. Os teatros municiais continuam em funcionamento, mas serão suspensas as atividades de programação própria.
A partir de segunda-feira serão também suspensos os diversos Programas que o Município organiza, de que são exemplos o Apoio ao idoso, Cantar Tradições, Classes Mobilidade, Conta-me Histórias, Dá a mão à proteção, Histórias de Fio a Pavio, Hora do Conto, Leiriabike, Leirinadar, Novas Primaveras, Sempre Consigo, Viver Ativo e visitas guiadas e pedagógicas aos espaços culturais.
Os espaços municipais continuarão em funcionamento, com redução de atividade e reforço das medidas de limpeza/higiene e controlo de entradas.
O Município vai também solicitar ao operador de transporte público no concelho o reforço de medidas de higiene nas viaturas de transporte de passageiros.
Este sábado não se realiza a habitual Feira de Velharias, no centro da cidade, tendo também sido adiados os dois concertos da Orquestra de Jazz de Leiria e Miguel Araújo, dias 13 e 14 de março, no Teatro José Lúcio da Silva.
“Estamos empenhados em contribuir, dentro das nossas possibilidades e competências, para a redução do risco de contágio”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, realçando que a salvaguarda da saúde pública tem “prioridade absoluta sobre todas as outras áreas”.
Esta é uma decisão que tem elevados custos para o Município, e também causa transtorno aos munícipes, mas apelo à compreensão de todos. Se nos unirmos, podemos travar este surto que ameaça sobretudo as franjas mais fragilizadas da nossa população”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que o Município de Leiria está a acompanhar de perto, em articulação com as Autoridades de Saúde, o evoluir da situação e tomará novas medidas sempre que tal se justificar.
Gonçalo Lopes afirmou igualmente que o Município de Leiria acionou e está a trabalhar em permanência no seu Plano de Contingência, de modo a garantir que o serviço público prestado pelo Município estará sempre salvaguardado, em especial no que diz respeito aos serviços essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário