quinta-feira, 12 de março de 2020

Implementação de medidas na gestão do Covid-19 no Concelho de Águeda

Resultado de imagem para Concelho de Águeda

Medidas preventivas vão ser implementadas até dia 3 de abril e objetivam evitar a criação de novas cadeias de contágio. 

Tendo em conta os casos de Coronavírus existentes na Região de Aveiro e o risco potencial do seu crescimento, assim como a decisão da Organização Mundial de Saúde ao declarar o surto do Covid-19 como uma pandemia, a Câmara Municipal de Águeda, em concertação com os restantes muncípios da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), decidiu tomar algumas medidas preventivas para evitar a criação de novas cadeias de contágio. 

As decisões tomadas incluem: 
- Proceder ao cancelamento de todos os eventos programados, em espaços fechados e ao ar livre, culturais, desportivos ou de outra natureza, que impliquem concentração de pessoas, nos termos indicados pela Direção Geral de Saúde (DGS), devolvendo aos cidadãos o valor integral dos bilhetes já pagos para os eventos cancelados; 

- Cancelamento da programação do Centro de Artes de Águeda e da Biblioteca Municipal Manuel Alegre; 
- Encerramento das Piscinas Municipais; 
- Cancelamento da feira semanal; 
- Mercado Municipal continuará a funcionar como normalmente; 
- Proceder à suspensão de viagens e de programas municipais de desporto, cultura, lazer e outros, que propiciem concentração de pessoas, tratando com especial acuidade e diligência dos que envolvem a população mais idosa. 

Todas estas medidas vão ser implementadas até ao próximo dia 3 de abril, altura em que será feito um novo ponto da situação, reavaliando o quadro de progragação do Covid-19 e reajustando as medidas de gestão. 

Não obstante o cancelamento da programação prevista para este mês pelas diferentes entidades sob alçada da Câmara de Águeda e do encerramento de alguns equipamentos, os serviços municipais continuarão a funcionar e disponíveis para ajudar as populações no que se verificar necessário, com os devidos cuidados no contato estabelecido. 

A Câmara de Águeda apela, contudo, a que haja uma maior reserva por parte da população nas suas movimentações sociais, tal como sugerido pela DGS, contribuindo para a diminuição do risco de contágio e para resolução deste problema de dimensão nacional e internacional. Os cuidados de higienização e de distanciamento entre pessoas mantêm-se imprescindíveis para um controlo das redes de contágio. 

A Autarquia exorta os cidadãos a cumprirem com calma e com rigor as normas emanadas pela Autoridade de Saúde, implementando práticas na gestão da sua vida que reduzam ao máximo os riscos de contágio da doença, nomeadamente ao nível do relacionamento social, da higiene individual, da sinalização de sintomas e de situações de risco à Autoridade de Saúde. 

A Câmara Municipal de Águeda está disponível para desenvolver as ações de apoio para a operacionalização das medidas que a Autoridade de Saúde entenda necessárias aplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário