Atendendo à atual situação de Calamidade do Município de Ovar e consequentes medidas, as quais têm sido de extrema importância para a saúde pública, mas que têm tido um impacto social na comunidade, a Câmara Municipal de Ovar, a pensar nas famílias mais vulneráveis, delineou e vai já implementar um conjunto de Medidas de Emergência Social, as quais se discriminam:
1.Rendas -Regime de Arrendamento Apoiado e em regime de subarrendamento
Suspensão, durante três meses, do pagamento das rendas em regime de arrendamento apoiado, que se traduz num apoio a 180 famílias.
2. Apoio alimentar
Reforço do apoio, em espécie, às IPSS’s com cantina social, projeto “Mãos Solidárias”, Conferências Vicentinas e entrega de alimentos no domicílio, a famílias que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade económica.
3. Fornecimento de refeições às pessoas que se encontram na condição de sem abrigo e em extrema vulnerabilidade, durante o fim de semana.
4. Pagamento de medicamentos, mediante envio de receita médica para divisocial@cm-ovar.pt e após devida validação.
5. Agilização do Fundo de Emergência Social, Água e Saneamento e Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais
Continuidade do pagamento dos apoios já aprovados pelo executivo municipal e aprovação de outros pedidos, mediante despacho do Presidente da Câmara Municipal.
6. Balneário Público - Lamarão
Das 10h00 às 12 horas – todos os dias
Acesso a banho e mudas de roupa para as pessoas que se encontram em situação de sem abrigo ou em alojamento precário.
7. Linhas de apoio psicossocial
2 linhas na área da Psicologia: 933875602 e 930410811
3 linhas na área do Serviço Social: Esmoriz, Cortegaça e Ovar – 969361775 | Maceda, Arada, S. João e S. Vicente de Pereira: 966710152 | Válega e Ovar: 966710153
Para mais informações e candidaturas ao FES (Fundo de Emergência Social), contactar divisocial@cm-ovar.pt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário