#pigeonscovidchallenge - O Desafio da Quarentena da Federação Portuguesa de Columbofilia

Para animar os columbófilos durante este período de isolamento, a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) lançou o desafio #pigeonscovidchallenge. O objetivo é incentivar os praticantes da modalidade a ficarem em casa, sem esquecer a grande paixão que os move e mantendo-os em contacto com a comunidade columbófila.
O desafio foi lançado através da rede social Facebook, com a FPC a apelar a todos os que queiram participar que enviem fotografias e pequenos vídeos feitos durante este período de isolamento.
A iniciativa também surge no âmbito da responsabilidade que a FPC assume, tornando-se assim um agente de saúde pública, a par dos demais, e apelando ao cumprimento das medidas de confinamento. 
Numa altura em que os cidadãos estão expostos a notícias menos positivas, devido à pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), e em que se encontram sujeitos a medidas de isolamento, no âmbito da declaração do estado de emergência e as consequentes restrições impostas, o desafio da quarentena é uma "lufada de ar fresco". 
Há poucos dias no ar, o desafio já conta com a participação de dezenas de columbófilos, que enviaram imagens onde mostram os filhos e netos a alimentar os animais, as esposas a ajudar com a alimentação dos pombos e a limpeza dos pombais, entre outros momentos divertidos ou ternurentos, com uma mensagem associada ou por simples diversão.
Para incentivar ainda mais a participação de todos, a FPC decidiu atribuir prémios! Nesse sentido, o vídeo mais original e a foto mais criativa ganham a inscrição de um pombo no Grand Prix, a disputar em Mira, a 24 de outubro, no valor de 100€.
Os resultados serão divulgados após o reinício da atividade desportiva em data a divulgar oportunamente. 
Todas as provas de columbofilia estão atualmente suspensas, mas os columbófilos continuam a treinar os seus pombos a partir de casa o que ajuda também a "tornar o isolamento menos doloroso", considera José Luís Jacinto, presidente da FPC. 
"O nosso desporto é praticado  a partir de casa, pelo que este tipo de atividade pode contribuir para minimizar o problema do isolamento", refere o responsável.
A FPC prevê retomar a atividade desportiva na primeira quinzena de maio, mas quer garantir que esse regresso é feito sem representar riscos para a saúde de nenhum dos envolvidos. Para isso, está a preparar um manual de boas práticas e procedimentos seguros, em conjunto com uma empresa certificada, que será distribuído a todos os praticantes.