O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, o Vereador da Cultura e Património do Município, Jorge Sobrado, e o Diretor do jornal PÚBLICO, Manuel Carvalho, participam na sexta-feira, dia 19 de junho, de um momento de especial relevância patrimonial e cultural para Viseu: a inauguração das obras de reabilitação da Casa da Calçada e a estreia nacional da maior exposição de fotojornalismo do país, em 2020, intitulada “PÚBLICO – 30 anos de fotografia”.
O evento terá lugar a partir das 17H30, na Casa da Calçada, em pleno Centro Histórico, na Calçada da Vigia, e será transmitido em direto para o público através das redes sociais do Município de Viseu e do Jornal PÚBLICO.
Concluídas as obras de reabilitação do edifício, a Casa da Calçada, datada do século XVIII e classificada como “Imóvel de Interesse Público” desde 2006, vê, cerca de seis anos depois, serem abertas as suas portas, devolvendo à comunidade um edifício de elevado valor histórico e arquitetónico, cujo investimento ascendeu a meio milhão de euros, numa obra a cargo da Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO. Num futuro próximo, será esta a Casa que acolherá o oitavo Museu Municipal de Viseu: o Museu Keil Amaral.
Simultaneamente, e no ano em que Viseu coloca em destaque o cinema e a fotografia, esta tão aguardada reabertura é acompanhada de outra importante inauguração e acolhimento: uma exposição de fotojornalismo, pelas mãos do Jornal PÚBLICO, que aqui se instala, pela primeira vez, até 21 de setembro, dando a conhecer alguns dos melhores trabalhos fotográficos das últimas três décadas, considerados verdadeiros registos históricos e marcantes de vários acontecimentos e gerações do país. A VISEU MARCA e a Movecho são parceiras do PÚBLICO da organização da exposição e da publicação “PÚBLICO, 30 anos de fotografia”.
Na inauguração, e antes de uma visita guiada à exposição, terá lugar uma conversa sobre o tema “Pode uma boa imagem salvar-nos?”, em torno do papel do fotojornalismo no mundo de hoje, com a participação de Manuel Roberto e Miguel Manso, editores de fotografia do PÚBLICO, Alfredo Cunha e Luís Vasconcelos, primeiros editores de fotografia do jornal, Fátima Lopes Cardoso, investigadora, e Nuno André Ferreira, fotojornalista e Embaixador de Viseu para a Fotografia, com a moderação de David Pontes, subdiretor do PÚBLICO.
O público poderá visitar esta exposição a partir do próximo sábado, 20 de junho, sem necessidade de marcação prévia. Entre as terças e sextas-feiras, das 14H00 às 18H00; sábados e domingos, entre as 10H00 e as 13H00, e as 14H00 e as 18H00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário