sexta-feira, 19 de junho de 2020

Festa do Município em formato digital chega a todo o mundo

Com um formato nunca antes realizado em Proença-a-Nova, a Festa do Município aconteceu em forma de programa televisivo numa emissão durante 17 horas via internet para a página do Facebook e para o canal de Youtube do Município. Esta configuração permitiu levar Proença-a-Nova um pouco por todo o mundo, em especial para a sua Diáspora, destacando-se países como o Brasil, Canadá, EUA, Angola, Moçambique, Austrália, Suíça e França, entre outros, de acordo com as estatísticas. “A capacidade de adaptação é uma das características que nos convoca a todos nos tempos incertos em que estamos a aprender a conviver com o novo coronavírus, e nesse sentido, dá-nos a oportunidade de sermos criativos, tentando de alguma forma, regressar à normalidade, ainda que dentro das normas da Direção Geral de Saúde que todos conhecemos. Esta vontade de fazer diferente levou à realização da Festa do Município numa configuração original com o objetivo de divulgar o concelho e as nossas potencialidades enquanto destino para viver, visitar e investir”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal. “Para a primeira a vez num formato desta natureza, o balanço não podia ser melhor até por termos permitido, desta forma, que a nossa diáspora nos acompanhasse neste momento, levando os ecos da nossa alma proencense até aos quatro cantos do mundo”. 

As plantas aromáticas e medicinais deram o mote à edição de 2020 e estiveram em destaque ao longo de toda a emissão, em especial no documentário sobre a presença destas espécies no concelho e o seu potencial nas vertentes turística, económica e na biodiversidade do território, fazendo ligação ao tema dos passeios pedestres, um importante recurso turístico e que, para além dos percursos marcados no terreno, já contam com 174 edições mensais organizadas pelo Município. 

Na sexta-feira à noite, o alcance estimado foi de 26 mil utilizadores no Facebook e 1,7 mil reproduções no Youtube, sendo que o ponto alto foi a aula de ginástica sénior em modo videoclip que incluiu um remember às coreografias dos anos anteriores onde participaram todas as turmas do concelho. Destaque ainda para o concerto dos Teorema e para a reportagem sobre o Laboratório de Vinhos do Centro Ciência Viva da Floresta. No sábado de manhã, a transmissão em direto da Sessão Solene assinalou o Dia do Município, seguida da missa campal em honra a Santo António. Neste período, foi transmitido também a entrevista aos presidentes de Junta de Freguesia e a visita guiada à Biblioteca Municipal no ano em que comemora 25 anos, com o pico de visualizações a acontecer durante os animadores de concertina do concelho ao final da manhã. Entre as 9h00 e as 16h35 o alcance estimado foi de 50 mil utilizadores no Facebook e 1,1 mil visualizações no YouTube. 

A tarde foi preenchida com conteúdos sobre várias temáticas, destacando-se o Fórum Empresarial onde estiveram presentes os empresários PME Líder e PME Excelência, o Roteiro das Artes que foi ao encontro dos autores responsáveis pelas diferentes instalações artísticas no concelho, o Ciência Viva em Casa com propostas de atividades experimentais e os Ecos de Proença que foi à descoberta das memórias dos artesãos. O pico de visualizações foi atingido no momento protagonizado pelo humorista Nilton, cabeça de cartaz desta emissão, e no concerto dos Soul Brothers Empire. Entre as 16h40 e o final da emissão, o alcance estimado foi de 21 mil utilizadores e 1,7 mil visualizações no Youtube. 

A gastronomia também mereceu destaque com a realização de duas cozinhas ao vivo onde as plantas aromáticas tiveram um papel de destaque e com as associações que apresentaram os petiscos da festa. A Taça do Município e os Jogos Interassociações, que este ano não se realizaram, não foram esquecidos, e o Grupo de Desporto desafiou as equipas habituais a participarem nos desafios propostos. O Município também não esqueceu todos aqueles que estiveram na linha da frente durante a pandemia numa homenagem simbólica em vídeo partilhada ao longo dos dois dias. A emissão contou também com animação teatral a cargo do Grupo de Teatro de Montes da Senhora e a música com artistas da terra desde os alunos da Academia de Música, Octanas, Jorge Gonçalves Trio, passando pelos novos talentos e as bandas de música que habitualmente partilham o palco da Festa do Município – Grupo Coral de Proença-a-Nova, Amigos do Presidente, Mário & Companhia, Mousti e os Dj’s. 

Para quem não teve oportunidade de acompanhar na íntegra a Festa do Município pode rever toda a emissão na página do Facebook do Município (no separador vídeos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário