segunda-feira, 8 de junho de 2020

Reino Unido impõe quarentena de 14 dias para quem entre no país

Reino Unido impõe quarentena de 14 dias para quem entre no país ...
Todas as pessoas que entrem no Reino Unido provenientes do estrangeiro a partir de hoje são obrigadas a uma quarentena de 14 dias para conter a covid-19, medida que as companhias de aviação e de turismo contestam.
A quarentena implementada a partir de hoje vai ser analisada pelas autoridades britânicas de três em três semanas e tem como alvo os viajantes que entrem no país, residentes ou não no Reino Unido.
O país regista o segundo balanço mais elevado de mortes pela doença, a nível global, a seguir aos Estados Unidos.
Segundo as autoridades, a medida pretende evitar a importação de novos casos de covid-19, numa altura em que as restrições começam a ser levantadas.
"Vamos introduzir a quarentena porque o número de infeções diminuiu no Reino Unido, mas a proporção de infeções provenientes do estrangeiro aumentou", disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, à estação de televisão Sky News.
"Na verdade, espero que as pessoas possam usar um avião para irem de férias no verão, mas nós devemos começar a adotar medidas prudentes", acrescentou.
Controlos aleatórios serão realizados e os infratores serão sujeitos a multas de até 1.000 libras (1.122 euros).
Estão previstas exceções para transportadores rodoviários, profissionais de saúde, colhedores de fruta e viajantes provenientes da Irlanda.
A medida está a ser contestada pelo setor do turismo e da aviação.
As companhias aéreas British Airways, EasyJet e Ryanair pediram no domingo ao Governo que renuncie a esta "quarentena ineficaz que terá um efeito devastador no turismo britânico e destruirá (...) milhares de empregos".
O governo de Boris Johnson pondera instaurar pontes aéreas com alguns destinos turísticos, o que permitiria contornar a quarentena.
Portugal já anunciou estar em conversações com o Reino Unido para estabelecer uma "ponte aérea" que permita aos turistas britânicos evitar a quarentena imposta no regresso ao seu país.
Segundo o Sunday Times, o primeiro-ministro britânico pediu ao ministro dos Transporte que encontre uma solução antes de junho.
O Reino Unido regista 40.542 mortos de pessoas infetadas com o novo coronavírus -- e ultrapassa os 48.000 se se incluírem os casos suspeitos -, em cerca de 287.000 contaminações, segundo o último balanço, feito no domingo.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário