Uma seleção de pombos de alta competição portugueses participou no Campeonato do Mundo de Columbofilia 2020 que decorreu na Roménia e cuja final se realizou na quarta-feira, dia 30 de setembro.
A prova foi organizada pela Federação Columbófila Internacional (FCI), em parceria com a Federação Columbófila da Roménia. A solta, de um total de 335 pombos de mais de uma dezena de países, foi feita a partir da localidade de Sopron até à cidade de Arad, numa distância de 405 quilómetros.
No Campeonato do Mundo, o primeiro pombo português chegou em 27º lugar, de um total de 95 a competir nesta prova. O atleta pertence à equipa da Associação Columbófila Distrital de Coimbra, Golden Wings. Dos pombos nacionais, o segundo a chegar, em 29º lugar, é propriedade do columbófilo Paulo Sérgio Sousa Prata, da Associação Distrital do Porto. Seguiu-se, em 55º lugar, um pombo propriedade da Team RRC, também da ACD de Coimbra, e, em 62º um atleta da equipa da ACD de Aveiro. A Roménia foi a grande vencedora da prova, sendo agora campeã do mundo de columbofilia.
Em simultâneo, decorreu também o Campeonato do Mundo de Jovens, na qual Portugal também esteve representado. De um total de 61 pombos em concurso, o primeiro atleta português chegou em 41º e é propriedade da jovem columbófila Clara Emília Pereira Neto, da ACD do Porto. A Hungria sagrou-se campeã do mundo de jovens.
“Queremos dar os parabéns aos vencedores e felicitar todos participantes de uma forma geral, além de agradecer aos columbófilos portugueses que representaram o país da melhor forma possível”, afirma Almerindo Mota, diretor desportivo da Federação Portuguesa de Columbofilia.
“Não foram os melhores resultados que já tivemos, e Portugal tem habitualmente classificações muito boas, mas foi o possível, numa prova com médias muito altas”, salienta o responsável, considerando que “é sempre uma honra para Portugal estar presente em competições como esta”.
A Columbofilia portuguesa centra agora as suas atenções nos campeonatos internacionais a decorrer em Mira a 24 de outubro e que contam com a participação de mais de um milhar de atletas de alta competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário