sexta-feira, 18 de junho de 2021

De Coração Arrancado do Peito: a história de Pedro e Inês vista pelos olhos do escritor romeno Radu Paraschivescu


De Coração Arrancado do Peito levou para a Roménia a intensa história de amores e ódios de D. Pedro I e Inês de Castro, pelas mãos de Radu Paraschivescu, o escritor best-seller romeno que, numa visita a Coimbra, não resistiu a «um dos maiores e mais românticos casais da história da humanidade, a par de Romeu e Julieta ou de Tristão e Isolda». Agora, o autor devolve-nos esta marcante história numa narrativa poética repleta de deliciosos pormenores, exemplarmente traduzida por Corneliu Popa. De Coração Arrancado do Peito é uma edição Guerra e Paz, com o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste, e chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Junho. O lançamento da obra acontece no dia 8 de Julho, no El Corte Inglés, em Lisboa.

Destruiu as relações entre as coroas portuguesa e espanhola, apartou uma família, arrancou corações e venceu a própria morte. O amor de D. Pedro I pela aia galega Inês de Castro tornou-se imortal e permanece num tempo sem tempo, lembrado, por muitos, como a mais bela história da História de Portugal e por Paraschivescu como uma das mais belas histórias da humanidade.

O escritor romeno deixou-se encantar por essa «história estranha, com apontamentos selvagens» numa ida à Fonte das Lágrimas, em Coimbra, e, levando-a consigo no regresso a casa, encantou os leitores romenos com esse «poema cruel dum mundo igual» protagonizado por dois malfadados amantes que «agora dormem o sono eterno de um lado e do outro do transepto do Mosteiro de Alcobaça». Devolve-nos agora esta história de gentes de carne e osso, que se tornou numa lenda, num «romance em que cada palavra está no seu lugar».

Neste De Coração Arrancado do Peito, o autor dá uma nova vida à velha história de uma corte portuguesa do século XIV, onde a riqueza, a luxúria, o grotesco e a intriga palaciana estavam estabelecidas e contra as quais um amor proibido atentou por amar perdidamente, «como se alguém me tivesse arrancado o coração».

Editado com o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste, De Coração Arrancado do Peito chega às livrarias de todo o país no próximo dia 22 de Junho, mas pode ser, desde já, encomendado, em pré-venda, através do site da Guerra e Paz Editores.

O lançamento da obra terá lugar no próximo dia 8 de Julho, no espaço «Âmbito Cultural» do El Corte Inglés, em Lisboa, e contará não só com a presença do autor, Radu Paraschivescu, mas também de Daniel Nicolescu, director do Instituto Cultural Romeno em Lisboa.

De Coração Arrancado do Peito

Radu Paraschivescu

Ficção / Romance

192 páginas · 15x23 · 15,5 €

Nas livrarias a 22 de Junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário