sexta-feira, 18 de junho de 2021

Silves| GEOPALCOS TRAZ “FADO & BLUES - O CASAMENTO NA PEDREIRA” A VALE FUZEIROS, NO DIA 26 DE JUNHO


No âmbito do Geoparque Algarvensis terá lugar no próximo dia 26 de junho, pelas 21h00, na Pedreira de Grés, em Vale Fuzeiros, o evento Geopalcos “Fado & Blues – o casamento na Pedreira”. Esta iniciativa, que junta Vítor Bacalhau, Ricardo Martins e os alunos da Escola Secundária de Silves, resulta de um projeto de fusão de música identitária de dois países de lados diferentes do Oceano Atlântico, dando som às músicas que evocam o lamento da alma, com raízes profundas no povo, e cuja mistura inusitada pode gerar uma experiência, aparentemente, impossível. A entrada é livre e limitada a 70 pessoas.

Para os artistas, o Blues e o Country Americanos, tal como o Fado e a Música Tradicional Portuguesa, apesar de, aparentemente, muito distintos, são estilos com muito em comum, pelo que a procura dessas similaridades e linhas de contacto é o combustível que move este projeto. Misturando as linguagens únicas da guitarra Blues e Country e a guitarra portuguesa do Fado, é apresentado neste serão um programa musical variado sem desvirtuar a raiz de cada um dos instrumentos, aplicando acompanhamentos ancestrais que concebem a proximidade inesperada aos ouvidos mais distraídos, criando a envolvência harmoniosa perfeita entre o gemido da guitarra portuguesa e o choro da guitarra elétrica.

De referir que o Festival Geopalcos Arte.Ciência.Natureza prolonga-se até 12 de setembro e é um evento bianual que liga a arte, a ciência e a natureza com e para as pessoas, pensado a partir da colaboração e participação das populações e dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios. O projeto surgiu de uma candidatura intermunicipal, liderada pela AMAL, juntando os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que resultou no “Bezaranha - Programação Cultural em Rede”, programa que assegura parcialmente o financiamento do Geopalcos, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

Os telefones 282 440 800 (ext. 2722) | 282 440 850 (ext. 2745) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

Notas Biográficas:
Ricardo J. Martins, desde sempre influenciado por vários géneros musicais encontrou na Guitarra Portuguesa a forma de exprimir os seus sentimentos sonoros. Em 2018 o seu tema “Corre Corre Corridinho” venceu a categoria de “Melhor Música Instrumental” pelo IPMA (International Portuguese Music Awards). Até agora gravou três albuns: (2014) Ricardo J. Martins, (2017) Cantos e Lamentos e (2021) Escapismo.

Vítor Bacalhau é um dos nomes mais sonantes no Rock & Blues em Portugal. Começou a sua carreira na música com apenas 15 anos de idade e em 2010 muda-se para Londres, onde após inúmeras experiências se foi definindo enquanto músico e artista. Começou então a traçar o caminho que já o levou a incontáveis palcos, tanto dentro como fora do país. Conta já com quatro discos editados, aclamados pela crítica especializada e pelos seus pares.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário