sexta-feira, 18 de junho de 2021

Junho 2021 a maio 2022 | Entroncamento, Águeda e V. V. de Rodão recebem Programa Cultural em Rede


RAIL FEST – uma viagem pelo Património Ferroviário
O Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento acolheu hoje, 17 de junho, a apresentação pública do projeto RAIL FEST – Programa Cultural em Rede, que decorre nos municípios do Entroncamento, Águeda e Vila Velha de Rodão em parceria com o Município de Castelo Branco e a Fundação Museu Nacional Ferroviário, entre junho de 2021 e maio de 2022, cujo mote é uma viagem pelo património ferroviário.

A região centro do país torna-se assim ponto de referência de concertos, exposições, cinema, arte urbana, entre outros espetáculos, com um programa diversificado que é uma porta aberta a novas aprendizagens e novas experiências, que inclui artistas locais e nacionais, num cruzamento de percursos de vida, de influências e de viagens.
As cidades que acolhem o RAIL FEST valorizam assim a sua identidade ligada aos caminhos de ferro e em simultâneo promovem o seu património natural, cultural e ferroviário.

Este momento contou com a presença do Presidente de Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria; do Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão, Luís Pereira; do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos; e do Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Manuel Cabral.

Jorge Faria refere que “O Entroncamento tem um ADN social associado à ferrovia. O Entroncamento é a cidade ferroviária, esta é a nossa marca identitária e é este património ferroviário que nos diferencia dos outros.” O autarca acrescenta ainda que “O Rail Fest centra-se na originalidade da ferrovia e nas especificidades destes concelhos, num programa cultural que promove e valoriza a história ferroviária. Este projeto convida a uma viagem pela região. Desfrutem esta viagem!”.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão, Luís Pereira, afirma que foi “fácil aceitar este desafio, até porque há muitas afinidades entre estes concelhos. O Rail Fest incentiva as pessoas a viajarem por estes territórios através da cultura.”

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, refere que “O Rail Fest já é um projeto vencedor e de dimensão nacional, financiado a 100%, que valoriza o património e apoia a cultura.”

O Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Museu Nacional Ferroviário, Manuel Cabral, manifestou também satisfação pela associação ao projeto uma vez que “a ferrovia é a razão da existência da Fundação” e valorizou “a importância do programa cultural numa perspetiva de identidade que une património material e imaterial.”

O RAIL FEST destina-se ao público jovem-adulto e adulto com especial enfoque nas famílias residentes na região centro.

Este programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020, FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Toda a programação disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário