quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Coimbra | ESAC acolhe reunião do projeto EQVEGAN

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe, de 22 a 24 de setembro, no Auditório H1, a reunião do projeto EQVEGAN – European Qualifications & Competences for the Vegan Food Industry, que lidera.

Na reunião participam os representantes das 15 instituições que compõem esta Aliança de Competências Setoriais, e que compreende entidades de ensino e formação dos níveis 4 a 7 do Quadro Europeu de Qualificações, empresas, associações industriais, associações de profissionais da indústria alimentar e de professores e investigadores, um ministério da ciência e tecnologia e uma agência de qualificação, pertencentes a 11 países diferentes. O evento conta ainda com as intervenções da ESCO e Plataforma Tecnológica Plants for the Future.

Financiado pela Comissão Europeia, através do programa Sector Skills Alliance (SSA), o EQVEGAN tem como objetivo colmatar as lacunas de competências ao nível da indústria de alimentos vegan, identificando as necessidades específicas do mercado de trabalho do setor em causa e a procura de novas competências no que diz respeito aos perfis ocupacionais, de forma a dar resposta a novos processos e tecnologias.

De momento, a Aliança encontra-se a trabalhar na atualização de perfis profissionais, em particular no de operador alimentar, técnico alimentar e engenheiro/tecnólogo alimentar. Está também em fase de preparação de formação em novos produtos vegan, digitalização e automatização, competências verdes e soft skills (aptidões genéricas), a oferecer a profissionais da indústria alimentar e a estudantes, a partir do ano letivo 2022/23.

Toda a informação sobre o projeto em https://eqvegan.eu/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário