sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Agenda Ciclaveiro


A Casa da Bicicleta/Ciclaveiro arranca com agenda recheada para os próximos meses de Setembro e Outubro, marcando o início da Semana Europeia da Mobilidade
A Casa da Bicicleta (http://casadabicicleta.pt/) foi inaugurada no dia 31 de outubro de 2020 pela Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta e está instalada em Aveiro. Este espaço aberto à comunidade e agregador de projetos e atividades ligadas à bicicleta e à mobilidade suave, tem servido e pretende ser cada vez mais uma referência aos utilizadores de bicicleta que residem na região e aos cicloturistas que nos procuram.
A Casa acolhe uma Cicloficina que ensina e presta apoio à reparação da bicicleta, uma Veloteca que dá a conhecer equipamentos, bicicletas, bicicletas de carga e outros acessórios, um espaço de Cowork onde estão alojados 7 projetos profissionais que diariamente trabalham em ideias inovadoras e dão a conhecer a cidade e a região ao mundo. Um desses projetos é o Biciklô Café que dá a provar um café de especialidade.
Aproveitando o mês de setembro em que se assinala a Semana Europeia da Mobilidade, a Ciclaveiro dá a conhecer a Agenda da Casa da Bicicleta para os próximos dois meses. Serão dinamizadas um conjunto de iniciativas, desde cursos de formação em mecânica para mulheres e em mecânica intermédia, formação para facilitadores que integrarão a Academia Mini Rodas onde se ensina crianças a andar de bicicleta e que em setembro vai estar no Cais do Fonte Nova e no Bairro das Barrocas, projeção do filme “A Alma de um Ciclista”, Histórias em Bicicleta com Ivo Prata e uma nova exposição que divulgará o que de melhor se faz em Portugal no sector das bicicletas e na mobilidade suave. A Agenda da Casa da Bicicleta encerra as suas atividades com o Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta no último fim de semana de outubro.
É uma agenda recheada de propostas para iniciar o novo ano letivo e o regresso ao trabalho, num novo contexto pós-pandemia e com um novo paradigma de mobilidade no horizonte, para o qual a Ciclaveiro quer contribuir, apoiando cada vez mais pessoas a optarem pela bicicleta para se deslocarem na cidade, mas também para dar a conhecer o seu potencial para o desenvolvimento de uma cidade com mais qualidade de vida e ambientalmente mais sustentável e segura.

Toda a informação sobre os eventos pode ser consultada aqui: http://casadabicicleta.pt/agenda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário