sexta-feira, 3 de junho de 2022

DIA MUNDIAL DA BICICLETA 3 DE JUNHO

 Este ano, o Dia Mundial da Bicicleta, instituído a 3 de junho pela ONU (Organização das Nações Unidas), vai ser celebrado pela Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta com dois eventos especiais:
 
Um “Espetáculo Musical em Bicicleta” no Parque da Cidade no âmbito das atividades do EcoAventura 2022, entre as 9h30 e as 12h30. Este é um projeto musical em bicicleta numa colaboração da Ciclaveiro com o professor Paulo Maria Rodrigues da Universidade de Aveiro e com a Design Factory, numa parceria com a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré / GAFe Bike Lab.
 
 
E um Ciclo Passeio Escolar em Bicicleta que junta, no dia 5 de junho, as 4 escolas do ensino pré-escolar e ensino básico do Agrupamento de Escolas de Aveiro (EB1 Barrocas, Pré Escolar Barrocas, EB1 Santiago, Pré Escolar Santiago, EB1 Glória e EB1 Vera Cruz), num percurso pela cidade que pretende promover o uso da bicicleta nas deslocações diárias. Este passeio assinala o encerramento do mês de maio como mês da mobilidade escolar ativa e sustentável, durante o qual foram dinamizadas um conjunto de iniciativas com o objetivo de sensibilizar, incentivar, ensinar e celebrar a utilização da bicicleta nas deslocações para a escola e aumentar as deslocações a pé.
O Ciclo Passeio parte de cada uma das escolas participantes, com passagem pelo CMIA (Centro Municipal de Interpretação Ambiental) e termina no Parque da Cidade com um piquenique partilhado.
As inscrições estão abertas até ao dia 03 de junho:  https://forms.gle/n5djLuo2dFcHgBM36
 
Ainda durante este fim de semana, entre os dias 03 e 05 de junho, a Ciclaveiro leva ao EcoAventura, no Parque da Cidade, a mini Casa da Bicicleta onde podem ser conhecidos os diversos projetos que promovem a bicicleta como meio de transporte sustentável, saudável e eficiente na cidade: a sua Veloteca que integra bicicletas e acessórios para experimentação, a Cicloficina Comunitária que ajuda e ensina a reparar a bicicleta e a Academia Mini Rodas que ajuda famílias a ensinar as suas crianças a pedalar.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a necessidade de promover a bicicleta como parte das atividades diárias e como forma de reduzir o sedentarismo, a ansiedade, o risco de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, obesidade e algumas formas de cancro. Por isso, integrar a bicicleta na escola e promover a sua utilização torna-se urgente oferecendo benefícios vários, ao nível da saúde e bem estar das crianças, aumentando a sua autonomia, competências sociais, vivência e vínculo com a comunidade e sentido de pertença pelo espaço público.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário