sexta-feira, 3 de junho de 2022

Proença-a-Nova | Livro apresentado no Auditório Municipal homenageia São José

O livro “Ide a José”, do autor e Irmão Marista Teófilo Minga, foi apresentado no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, no dia 28 de maio. A obra pretende homenagear a vida e obra de São José, reforçando o seu papel no seio da Igreja.

Durante a apresentação, Teófilo Minga conta que o livro apresentado é constituído por três partes, uma “primeira de poemas sobre o documento do Papa Francisco. Outra série de poemas de outro Papa do nosso tempo, que todos conhecemos, João Paulo II, e depois alguns poemas a que chamei de dispersos”. Nos momentos que se seguiram, o autor falou sobre a forma como São José é visto um pouco por todo o mundo, numa viagem internacional, referindo sempre a sua experiência pessoal e profissional em cada um desses países e da relação destes com a figura destacada.

Para classificar a importância de São José, Teófilo Minga cita o Papa Francisco: “talvez São José a dormir seja capaz de resolver melhor os problemas do que nós com os olhos bem acordados”. O autor continua afirmando que “São José é o padroeiro da Igreja, foi declarado o protetor da Igreja Universal”. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, relaciona a missão de São José com a atualidade, destacando o lado humanístico da sua vida, que se espelha ainda nos dias de hoje: “Como podemos ver, São José era uma figura ímpar. Embora tenha sido uma personagem discreta, sempre foi presente, carregando consigo a capacidade de acolher e a missão de servir”.

Teófilo Minga, que traduzido em grego significa “amigo de Deus”, é atualmente um escritor e Irmão Marista, natural de Bragança. Além da atividade como escritor, sendo autor de 32 livros nesta área, foi também professor de Matemática, Ciências Naturais e História, depois de concluídas as licenciaturas de Matemática e Teologia. A 10 de junho de 1992 foi condecorado pelo então Presidente da República, Mário Soares, na sequência dos trabalhos realizados em Timor-Leste e nas comunidades portuguesas na Suíça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário