sexta-feira, 3 de junho de 2022

No âmbito do Dia do Apicultor a Câmara de Cantanhede promoveu seminário sobre Varroa e Vespa Asiática

 

Cerca de uma centena de participantes estiveram presentes no seminário Varroa e Vespa Asiática - as principais pragas da apicultura que decorreu na passada semana, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Promovida pelo Município de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor e pela Associação de Apicultores do Litoral Centro, a iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar para o combate a estas pragas que podem chegar a provocar 100% de danos do efetivo e uma consequente redução na produção de mel e outros produtos apícolas.

O seminário serviu ainda para alertar para a necessidade de conservação da espécie da abelha europeia, valorizando também o seu papel na alimentação. Esta ação foi importante para ajudar os apicultores a minimizarem os prejuízos e para apresentar alternativas mais eficazes no combate à Vespa Asiática e à Varroa. Os principais efeitos da presença desta espécie invasora manifestam-se na apicultura, sobretudo por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, e na saúde pública, pois embora sejam mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçadas reagem de modo bastante agressivo.

Presente no seminário esteve Adérito Machado, vereador da Câmara Municipal que destacou “a importância do seminário e das muitas reflexões desenvolvidas ao longo das intervenções dos palestrantes”. O autarca esclareceu que “a visão estratégica do Municipio nesta área envolve no combate a estas pragas de vespas asiáticas, o Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor e a Proteção Civil Municipal, bem como a Associação de Apicultores do Litoral Centro” por achar que “todas estas entidades têm responsabilidade no combate a esta praga e que se nada for feito irá dizimar grande parte dos apiários da região”. Adérito Machado reforçou que “se as abelhas forem dizimadas não haverá polinização, nem reprodução da flora o que reduz na agricultura a produção de fruta e legumes com consequências brutais para todos nós. Logo, este combate não pertence só aos apicultores, mas a todos nós que somos responsáveis e temos preocupações ambientais e agrícolas na região e no país. Esta praga não tem fronteiras!”, concluiu.

O seminário teve ainda como palestrantes Eduardo Gomes, autor do blog "Abelhas à Beira", que abordou o tema Controlo da Varroa: possibilidades e limitações, a que se seguiu Miguel Angel Rodriguez, veterinário e responsável pela sanidade e nutrição apícola da empresa Veto-Pharma apresentou Tratamentos para a VARROA - OXYBEE e API BIOXAL com Glicerol. Para terminar, Hugo Oliveira, Coordenador Municipal de Proteção Civil apresentou a temática Vespa Velutina no concelho de Cantanhede - Deteção e Combate.

Para além do importante papel que as abelhas desempenham na produção de mel, há que destacar o contributo para a segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável, saúde ambiental e dos ecossistemas, enriquecimento da biodiversidade e outros aspetos do desenvolvimento sustentável.

Recorde-se que a função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário