sexta-feira, 3 de junho de 2022

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente. Cinco ideias para converter as cidades em lugares mais sustentáveis

 
  • A tecnologia coloca ao nosso alcance soluções mais eficazes
  • Mais de metade da população mundial vive em cidade
No próximo domingo, dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que pretende fomentar o respeito pelos nossos ecossistemas e o cuidado com a natureza.
São muitas as empresas que, ano apôs ano, colocam em marcha iniciativas para celebrar este dia. A aplicação de estacionamento EasyPark assume ser uma delas ao incentivar os condutores e a administração publicar a melhorar a mobilidade urbana utilizando a tecnologia para reduzir as emissões provocadas pelos veículos.
 
Menos é mais
Uma das queixas mais frequentes das pessoas que vivem nas grandes cidades é a sua dificuldade para encontrar onde estacionar. A solução mais utilizada até ao momento pelas administrações foi ampliar o número de lugares disponíveis, mas há outras alternativas como a otimização dos locais existentes o a análise da mobilidade urbana e, neste ponto, a tecnologia converte-se numa aliada valiosa. Como o serviço Parking Data as a Service da EasyPark, que converte os dados de comportamento relacionados com o estacionamento em informação útil para melhorar a mobilidade urbana.
 
Tecnologia preditiva para melhorar a mobilidade
Estima-se que até 30% do tráfego nas cidades provém de automóveis que procuram estacionamento ou de condutores que sentem afetados pelos que procuram estacionamento. Serviços como o Find da EasyPark mostram aos condutores em tempo real as ruas mais perto do seu destino com maior probabilidade de encontrar estacionamento. Isto reduz até 50% o tempo ao volante, descongestiona as ruas e reduz as emissões provocadas pelo tráfego em rodagem.
 
Otimização do tempo
Os condutores que utilizam aplicações móveis para pagar o seu estacionamento não apenas aproveitam melhor o seu tempo ao não ter que se deslocar aos parquímetros, mas também ajudam a otimizar os lugares de estacionamento e acelerar o fluxo de veículos no centro das cidades.
 
Decisões baseadas em dados
Os dados anónimos recolhos pelas aplicações como a EasyPark convertem-se em informação muito valiosa para as administrações e ajuntamentos na hora de tomar decisões relativas à mobilidade. Ajudam-nos a obter uma visão geral do ecossistema de estacionamento na sua cidade e melhorar a planificação urbana.
 
Um futuro cada vez mais verde
Cada vez conhecemos mais alternativas aos transportes tradicionais e o carro elétrico destaca-se de entre todas elas pelo seu avançado desenvolvimento. Noutros países da Europa já é muito comum utilizar o telemóvel e aplicações como a EasyPark para gerir a recarga do veículo, da mesma forma que se faz para pagar o estacionamento em Portugal.
 
“Um pouco mais de metade da população mundial vive em cidades e espera-se que, em 2050, sejam dois terços do total”, explica Jennifer Amador Tavares de Sousa Diretora para Portugal do EasyPark Group. “Por esse motivo, tanto as administrações como os cidadãos devem tomar consciência do peso que as suas decisões e ações têm na hora de proteger o planeta em que vivemos e aproveitar todas as oportunidades que a tecnologia coloca ao nosso alcance para criar ambiente mais amigos do ambiente e menos contaminantes”.

newsline

Nenhum comentário:

Postar um comentário