sexta-feira, 3 de junho de 2022

Proença-a-Nova | Associações do concelho envolvidas na programação da Festa do Município


Dedicada ao Desporto e Aventura, a Festa do Município deste ano conta com a participação especial do tecido associativo do concelho, seja na vertente de dinamização de atividades desportivas, seja no apoio à Festa, com a oferta de produtos locais e refeições. Durante os três dias de animação, a 10, 11 e 12 de junho, o Parque Urbano Comendador João Martins apresentará a Aldeia do Desporto, com desafios para todos as idades, testando a perícia e convidando a que experimentem desportos como basquetebol, teqball, futebol, ténis de mesa e ténis de campo, futebol ou o penalti da cortiçada, só para nomear alguns. “Aproveitamos a celebração do Ano Municipal do Desporto e Aventura para desafiar as nossas Associações que mais desenvolvem atividades desportivas no concelho e fomos surpreendidos por um conjunto de atividades que, em conjunto com o nosso Grupo de Desporto, irão garantir uma animação saudável e desportiva no recinto de festas que não estava habituado a receber este tipo de iniciativas neste local”, refere João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

ADCPN – Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova, Casa do Benfica, Clube de Caçadores de Proença-a-Nova, Núcleo de Juventude, Escola de Ténis/Zonameeting e Pênêvês são as associações que apresentam diversas iniciativas para o público que visitar o Parque Urbano nestes dias. A primeira atividade desportiva da Festa do Município será a tradicional Volta ao Vale Serrão, organizada pelos Pênêvês, que contempla um circuito que passa por esta zona do concelho, logo às 9h00 do dia 10. Já no Parque Urbano, às 17h00, haverá uma demonstração de Teqball, um desporto inventado em 2014 que utiliza ma bola de futebol numa mesa similar à do ténis de mesa, sendo que o tampo é curvo e a rede rígida. Para quem quiser experimentar, ficarão duas mesas disponíveis durante todo o certame. Neste dia haverá ainda uma atividade de ténis, dinamizada pela Escola de Ténis de Proença-a-Nova / Zonameeting, e o penálti de Cortiçada, da responsabilidade do Núcleo de Juventude, que dá prémios a quem tiver a pontaria mais certeira e que se repete em todos os dias da festa a partir das 21h00.

No sábado, 11 de junho, o dia começa com dois torneios 3x3: um de futebol e outro de basquetebol, a decorrer no Parque Urbano. As inscrições podem já ser formalizadas junto do Grupo de Desporto do Município ou Piscina Municipal. Às 17h00, a seção de Atletismo do Núcleo de Juventude promove algumas atividades para divulgar diversas disciplinas, entre as quais a velocidade. Às 18h00, o Campo Senhora das Neves acolhe o jogo de veteranos entre a ADCPN e o GDV Sernache. De volta ao Parque Urbano, a Casa do Benfica apresenta o espetáculo de Hip Hop às 18h30. Para os adeptos do ténis de mesa, às 19h00, inicia-se o torneio promovido pelo Núcleo de Juventude. Os Pênêvês apresentam, por sua vez, uma forma diferente de pedalar, convidando o público a percorrer muitos quilómetros sem sair do mesmo sítio (atividade que se realiza sábado e domingo). Já o Agrupamento de Escuteiros 157, que vai construir um campo escutista no recinto da festa, promove neste dia um passeio pela vila de Proença-a-Nova.

No domingo, 12 de junho, o passeio de motas, organizado em parceria com os Arrum’A Cueca, irá proporcionar uma viagem por algumas das aldeias mais típicas do concelho. No Parque Urbano, a abertura da Festa coincide com a aula de Zumba e GAP. Às 15h30, tem início o torneio de sueca organizado pelo Clube de Caçadores de Proença-a-Nova e às 17h30 começam várias apresentações: do grupo de Ballet da Casa do Benfica, o espetáculo Rock Vibes da Goob Vibes Yoga, e a apresentação da Albygim.

Como atividades permanentes gratuitas, haverá parede de escalada, slide, skate park com demonstrações, incluindo Academia de Patins, para além dos já tradicionais insufláveis para os mais pequenos. Para estes estará disponível uma área para pinturas faciais e dinamização de ateliers.

Na área da restauração colaboram as associações das Corgas, Amigos da Herdade, Relva da Loiça e Casa do Benfica e na área expositiva a Associação de Sobral Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário