quinta-feira, 20 de abril de 2023

IVA zero: há produtos mais caros desde que a medida entrou em vigor

O desconto no IVA em mais de 40 bens alimentares não está a ser aplicado a 100%. O alerta é da DECO, que notou que produtos como a carne de novilho e a couve-flor estão ainda mais caros.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) está a monitorizar os preços de alguns produtos do cabaz de bens essenciais e alerta que o IVA Zero não está a ser aplicadoa 100%.
preço base de alguns produtos aumentou na terça-feira, dia em que a medida entrou em vigor, como é o caso da carne de novilho e da couve-flor.
A carne de novilho subiu, em média, 3 cêntimos por quilo. Também o preço médio da couve-flor foi aumentado em 2 cêntimos por quilo.
O preço total do cabaz feito pela DECO devia descer 7,85 euros com a aplicação do IVA a zero por cento, mas desceu apenas 4,66 euros. São menos 3,20 euros do que era expectável.
O cabaz tem apenas uma redução de parte desse preço. Há uma componente que não está a ser refletida. Agora é perceber porque é que não está a ser refletida. Temos de perceber o que leva à alteração de preço no preço base”, disse à SIC Notícias Rita Rodrigues, diretora de comunicação da DECO.
O preço da pescada fresca foi o que mais desceu. Na véspera da entrada em vigor da isenção de IVA, um quilo de pescada fresca custava 9,14 euros. No dia seguinte passou a custar 7,90 euros por quilo, menos 1,24 euros.
A isenção do IVA no cabaz de bens essenciais começou a ser aplicada a 18 de abril e poderá prolongar-se para lá de 31 de outubro, admitiu António Costa.

Susana Ruela/Ricardo Tenreiro/Isabel Cruz/SIC Notícias
Imagem: CNN Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário