quinta-feira, 20 de abril de 2023

Joaquim Chaves Saúde Porto Pro com início marcado para sexta-feira a partir das 7h30 em Leça da Palmeira

Fotos: Cartaz, Afonso Antunes, Teresa Bonvalot e ambiente. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Já começou a contagem decrescente para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que tem a primeira chamada marcada para as 7h30 desta sexta-feira, na praia de Leça da Palmeira. Os melhores surfistas nacionais, que disputam a primeira divisão do surf português, vão estar em ação nas ondas do Porto e Matosinhos, num momento marcante, com a entrada em competição de Jéjé Vidal e Danilk Afonso, surfistas oriundos de São Tomé e Príncipe, que vão competir pela primeira vez ao mais alto nível na principal plataforma de Surf em Portugal.

Jéjé Vidal – Surfista de São Tomé e Príncipe
“Competir na Liga MEO Surf é um sonho realizado e uma conquista ao fim de cinco anos. Não tenho estado a competir regularmente e não estou com o mesmo ritmo de outros surfistas, mas vai ser uma boa adaptação a uma nova realidade independentemente do resultado. Vou viver o sonho, surfar e divertir-me. Nunca surfei em Leça da Palmeira e estou com muita expectativa já que os beachbreaks são imprevisíveis. Estive a analisar uns vídeos de campeonatos anteriores. Acima de tudo vou encarar tudo com um ambiente de festa e dar o meu melhor. Estou preparado!”

Danilk Afonso – Surfista de São Tomé e Príncipe
“Agradeço à Liga MEO Surf por ter desbloqueado a situação e deixar competir os surfistas não-comunitários. Fico muito feliz com esta oportunidade e vou dar o máximo, mostrar o meu surf e ter um bom resultado. Desde que saí de São Tomé e Príncipe sempre quis vir para Portugal competir na Liga MEO Surf. Competir é o meu foco e faz-me treinar para melhorar o meu surf. Nunca surfei em Leça da Palmeira e vou chegar um dia antes para analisar o mar e os fundos de areia. Estar a competir no mesmo campeonato com o meu amigo Jéjé Vidal vai ser algo muito especial. É a realização dos nossos sonhos!”

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro constitui-se, também, como a primeira competição de Teresa Bonvalot já com o estatuto oficial de qualificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024, um fator adicional de interesse para a surfista que também venceu no Porto e Matosinhos nos últimos três anos seguidos (2020, 2021 e 2022). Já o atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e Gabriela Dinis vão chegar ao Norte de Portugal a envergar a licra amarela Go Chill de líderes do ranking após terem vencido a etapa inaugural da Liga MEO Surf.

Francisco Morgado – Diretor de Prova
“Vamos ter uma janela de competição marcada com vento do quadrante sul que é bastante favorável para Leça da Palmeira. Ao nível de ondulação, prevêem-se ondas pequenas para as rondas iniciais durante 6ªfeira, com o mar a subir bastante de forma progressiva, com especial incidência na tarde de sábado. No entanto, tudo parece alinhar-se em termos de vento, ondas e tempo para que as finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro se realizem no domingo com as melhores condições de todo o fim de semana.”

Durante o primeiro dia do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a iniciativa Amar o Mar, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho do Porto e Matosinhos.

Vão estar também em disputa os prémios Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras individualmente tanto no masculino como no feminino) e o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3). Relembre-se que as Go Chill Expression Sessions irão realizar-se duas vezes depois de se ter adiado a realização da sua disputa durante a etapa anterior na Figueira da Foz.

Agenda Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (sujeito a alterações)

1º dia – Sexta-feira, 21 de Abril
07h30 – Call primeiro dia de competição: Trials Masculino ou 1º Round Feminino
09h30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 22 de Abril
07h00 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions (adiado etapa anterior)
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party

3º dia – Domingo, 23 de Abril
07h30 – Call terceiro dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
17h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: 7h00 de 6ªfeira, 21 de Abril

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2023 e poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário