A Casa da Cultura - Teatro Stephens recebeu o espetáculo de teatro comunitário “Colmeia”, no passado sábado, 27 de maio, numa parceria do Município da Marinha Grande e do Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, que evolveu três instituições do concelho.
Em apenas quatro dias, a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande; a Projectos da Vida Sénior; e Recrearte - Grupo de Teatro Infanto Juvenil Cantinho do Recreio, preparam a respetiva peça de teatro, que foi representada, no dia 27 de maio, no Teatro Stephens.
A vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, elogiou a iniciativa, pelo envolvimento de instituições como uma universidade sénior, uma associação dedicada ao ensino especial e um centro de ocupação dos tempos livres de crianças e jovens, em prol da integração e da dinamização cultural.
O diretor da companhia Leirena, Frédéric da Cruz Pires, salientou que este é um projeto de mediação, que tem como objetivo dar o acesso à cultura a toda a gente, interagindo com diferentes tipos de população, que, em apenas quatro dias, se transformaram em atores.
“Colmeia” é um projeto de teatro e comunidade, produzido pelo Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, que visa trabalhar com a população e que segue o mesmo conceito de uma residência artística. Durante quatro dias, os protagonistas foram as referidas instituições locais, dirigidas por profissionais de teatro. É um projeto cooperativo, divertido e formativo, no qual todos colaboraram para a criação, que culminou no espetáculos apresentado no dia 27 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário