O Executivo Municipal deliberou aprovar esta quarta-feira, 6 de setembro, os subsídios que premeiam os resultados desportivos obtidos por atletas e equipas federadas do concelho de Cantanhede em provas oficiais. No total, vão ser entregues 40 mil euros, mais 10 mil face a 2022.
Estes subsídios constam do subprograma 4 do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas (RAAD), que prevê a sua atribuição de acordo com a pontuação obtida pelo conjunto de todas as modalidades desportivas federadas de cada associação desportiva.
No total, foram recebidas oito candidaturas, menos uma face a 2022, mas com uma melhoria de 14% dos resultados obtidos.
Entre os desempenhos que contribuíram para a atribuição dos subsídios estão a participação em provas europeias e mundiais, assim como títulos de campeão nacional e distrital. Foi ainda reconhecido pelo Município de Cantanhede a presença nas seleções nacionais de diversas modalidades.
“Para o Executivo Municipal, estes subsídios são um investimento e não uma despesa. Um investimento na dinamização da prática desportiva, sobretudo junto dos mais jovens, mas também na projeção de Cantanhede no país e no estrangeiro”, entende a presidente do Município, Helena Teodósio.
Ainda de acordo com a autarca, “o Município tem o dever de contribuir para a valorização do associativismo desportivo, confirmando e reforçando o seu papel determinante para o desenvolvimento local”.
As associações desportivas distinguidas são a Academia CantanhedeGym, a Associação Desportiva Cantanhede Cycling, o Ançã Futebol Clube, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o Clube de Voleibol da Tocha, o Clube de Futebol “Os Marialvas”, a Gira Sol e a União Recreativa de Cadima.
De referir que já este ano, no âmbito do RAAD, o Município de Cantanhede entregou um apoio global de cerca de 120 mil euros a 28 associações desportivas.
A par deste valor, de referir que em 2022, o Município investiu mais de 597.000€ na manutenção de infraestruturas desportivas, e tem em curso um conjunto de empreitadas num montante que ronda os 4 milhões de euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário