domingo, 6 de dezembro de 2015

COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVEMOS EM QUE VIVEMOS

Para entendermos a sociedade em que vivemos temos que traçar um caminho correto para não cairmos em armadilhas. Primeiramente, temos que nos afastar do senso comum, não podemos balizar nossa análise a partir do que vemos, do que achamos, do que parece ser.
É preciso que nos lancemos à uma imersão nos conceitos fundamentais que organizam a sociedade e, partir da compreensão e desenvolvimento destes conceitos, ousemos fazer uma análise da conjuntura, ou seja, analisar o universo que estamos inseridos.
Como fazer uma análise de conjuntura? Factores a serem analisados:
1) Factores económicos:
Sem entendermos como é organizada a economia no nosso país e no mundo (tendo em vista que nos dias de hoje elas estão directamente relacionadas) não podemos compreender o mundo em que vivemos.
O primeiro passo é saber qual é o modo de produção que move nossa sociedade, para que então possamos entender a forma que isto se relaciona com a política, com nossa vida cotidiana e como perpassa todas as nossas relações sociais.
Vivemos no modo de produção capitalista, hoje reinando absoluto no mundo todo. Se dizem haver diferenças entre um e outro país é porque dentro do capitalismo existem papéis diferentes para países diferentes.
No capitalismo globalizado imperialista existe uma estrutura de poder estabelecida onde a potência imperialista impõe sua política económica (e com ela a política social, ambiental e etc.) para todo o resto do mundo.
Para resumir: o capitalismo, modo de produção na qual uma pequena elite detém os meios de produção e uma grande massa vende sua força de trabalho para sobreviver. Sua base de funcionamento é a exploração, esta filosofia estende-se à relação entre pessoas, empresas, países, etc.
2) Factores Políticos:
Os factores políticos estão directamente relacionados aos factores económicos. Como diria o importante teórico económico e cientista político Karl Marx, o Estado é o comité de negócios da burguesia. Ou seja, em um sistema capitalista o Estado existe para defender os interesses dos empresários e manter a população trabalhadora controlada através de pequenas concessões e benesses.
O problema não está na forma que o povo vota, nos políticos que aí estão, tudo isso faz parte do funcionamento do sistema tanto nacional como internacionalmente, obedecendo critérios estabelecidos por aqueles que lideram o capitalismo internacionalmente, do qual somos somente subsidiários.
3) Factores sociais:
Factores sociais são o produto das operações realizadas pelos factores económicos e políticos. Se há fome e pobreza não é sem motivo e nem por falta de vontade das pessoas em fazerem diferente. Desde sua origem o sistema capitalista prevê que haja sempre uma massa de desempregados que serve como forma de pressão permanente para aqueles que estão empregados aceitarem condições inferiores de trabalhos com o medo de perderem seus empregos.
Ainda previa-se que outra multidão de pessoas permaneceria literalmente à margem da sociedade, não fazendo parte da engrenagem de funcionamento, jogado abaixo da linha da miséria e ignorados porque não fazendo parte do sistema produtivo e então pouco importam.
A partir da análise destes elementos fundantes é possível começarmos a desenvolver uma análise de conjuntura e estudar melhor o funcionamento real de nossa sociedade, tendo em vista que eles nos levarão à outras questões e assim sucessivamente.
Quanto mais perguntas você estiver mais perto estará da verdade, para além das aparências, para além do senso comum e mais forte para poder compreender e, quem sabe, compreendendo, lutar para mudar as coisas como elas são, mas sabendo que elas podem ser diferentes.


Autoria: Bruna Barlach

Nenhum comentário:

Postar um comentário