A liberdade, tão essencial às nossas vidas,
só tem valor ético quando associada à responsabilidade. Assim, toda pessoa
livre deve ser, na mesma medida, uma pessoa responsável. Responsável perante
sua consciência moral e perante as leis da sociedade em que vive.
Podemos concluir, então que a noção de liberdade está associada a duas
espécies básicas de responsabilidade: a moral e a cívica.
A responsabilidade moral abrange os deveres perante nossa consciência
moral. A moral se preocupa com o uso que o ser humano deve fazer de sua
liberdade para ser verdadeiramente feliz.
A educação moral procura agir intimamente na personalidade de cada um,
com objectivo de formar pessoas com bom carácter. Para isso, é necessário
fortalecer a vontade humana, para que ela tenha como principio a voz interior
de sua consciência moral e como fim a prática do bem.
A
responsabilidade cívica abrange os deveres perante a sociedade objectivando
desenvolver o civismo e o bem comum.
O civismo é o cumprimento consciente dos deveres para com a Pátria,
tendo como objectivo o bem estar de
todos.
A educação cívica pretende que as boas qualidades do carácter tenham um
sentido social. Pretende formar bons cidadãos, isto é, pessoas que compartilhem
suas boas qualidades com os demais membros da sua Pátria.
As Virtudes e os Vícios
Virtude é o hábito de praticar o bem, isto é, de realizar acções que nos
conduzam à verdadeira felicidade. A virtude corresponde ao uso da liberdade com
responsabilidade.
Vício é o hábito de praticar o mal, isto é realizar algo que nos afasta
da verdadeira felicidade. O vício corresponde ao uso da liberdade sem
responsabilidade.
Devemos destacar que a prática da virtude é a consequência natural da
conduta do homem de bom carácter, do homem que escuta a voz de sua consciência
moral, orientada pelos valores positivos da vida.
O seguinte esquema resume as ideias examinadas
até aqui:
Princípio da conduta- consciência moral
(valores positivos).
Educação moral e cívica - formando e
fortalecendo o bom carácter
Finalidade exterior da conduta - prática
da virtude.
Exercícios de compreensão:
1- No que consiste a consciência moral?
2- O que é carácter moral?
3-Por que a tarefa da Educação Moral é
algo complexo e delicado?
4- Quais as duas etapas básicas deste
trabalho educacional?
5- Conceitue civismo.
6- Qual diferença entre responsabilidade
moral e responsabilidade cívica?
7- Defina virtude e vício.
8- Dê alguns exemplos de virtudes e de
vícios.
9- Resuma as principais virtudes morais (prudência,
solidariedade, temperança, coragem, etc.)
Tema para a redacção:
A vida de todos nós esta baseada em uma
escala de valores que adoptamos. Quais os valores mais importantes de sua vida?
Pense num exemplo de pessoas que não
possuem auto-respeito.
Tema para debate:
Qual é na sua opinião, a maior virtude
que um homem pode possuir? E o pior vício?
profª Alcilene Rodrigues
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