domingo, 6 de dezembro de 2015

A Moral e o Civismo...

   
A liberdade, tão essencial às nossas vidas, só tem valor ético quando associada à responsabilidade. Assim, toda pessoa livre deve ser, na mesma medida, uma pessoa responsável. Responsável perante sua consciência moral e perante as leis da sociedade em que vive.
   Podemos concluir, então que a noção de liberdade está associada a duas espécies básicas de responsabilidade: a moral e a cívica.
  A responsabilidade moral abrange os deveres perante nossa consciência moral. A moral se preocupa com o uso que o ser humano deve fazer de sua liberdade para ser verdadeiramente feliz.
  A educação moral procura agir intimamente na personalidade de cada um, com objectivo de formar pessoas com bom carácter. Para isso, é necessário fortalecer a vontade humana, para que ela tenha como principio a voz interior de sua consciência moral e como fim a prática do bem.
 A responsabilidade cívica abrange os deveres perante a sociedade objectivando desenvolver o civismo e o bem comum.
  O civismo é o cumprimento consciente dos deveres para com a Pátria, tendo como objectivo o bem  estar de todos.
  A educação cívica pretende que as boas qualidades do carácter tenham um sentido social. Pretende formar bons cidadãos, isto é, pessoas que compartilhem suas boas qualidades com os demais membros da sua Pátria.

As Virtudes e os Vícios
    Virtude é o hábito de praticar o bem, isto é, de realizar acções que nos conduzam à verdadeira felicidade. A virtude corresponde ao uso da liberdade com responsabilidade. 
    Vício é o hábito de praticar o mal, isto é realizar algo que nos afasta da verdadeira felicidade. O vício corresponde ao uso da liberdade sem responsabilidade.
   Devemos destacar que a prática da virtude é a consequência natural da conduta do homem de bom carácter, do homem que escuta a voz de sua consciência moral, orientada pelos valores positivos da vida.

  O seguinte esquema resume as ideias examinadas até aqui:
Princípio da conduta- consciência moral (valores positivos).
Educação moral e cívica - formando e fortalecendo o bom carácter
Finalidade exterior da conduta - prática da virtude.

Exercícios de compreensão:
1- No que consiste a consciência moral?
2- O que é carácter moral?
3-Por que a tarefa da Educação Moral é algo complexo e delicado?
4- Quais as duas etapas básicas deste trabalho educacional?
5- Conceitue civismo.
6- Qual diferença entre responsabilidade moral e responsabilidade cívica?
7- Defina virtude e vício.
8- Dê alguns exemplos de virtudes e de vícios.
9- Resuma as principais virtudes morais (prudência, solidariedade, temperança, coragem, etc.)

Tema para a redacção:
A vida de todos nós esta baseada em uma escala de valores que adoptamos. Quais os valores mais importantes de sua vida?
Pense num exemplo de pessoas que não possuem auto-respeito.
Tema para debate:

Qual é na sua opinião, a maior virtude que um homem pode possuir? E o pior vício?

profª Alcilene Rodrigues

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