A marca visa essencialmente apoiar as exportações da indústria portuguesa de café.
A grande maioria das marcas portuguesas de café terá a partir de Maio um selo com a mensagem “Portuguese Coffee – blends of stories”, que visa diferenciar o produto nacional face a outras origens e potenciar a internacionalização das indústrias de torrefacção nacionais.
Delta, Nestlé, Nutricafés ou Torrié são algumas das empresas/marcas de café nacionais que já se comprometeram a abraçar este projecto, concebido pela Associação Industrial e Comercial do Café e que foi ontem apresentado no congresso do sector.
A nova marca quer agora viajar para Londres. “Queremos lançar a marca internacionalmente e Londres é o centro do mundo”, disse ao Diário Económico Cláudia Pimentel, secretária-geral da associação. O evento deverá ocorrer no final de Abril.
A criação da marca e a sua divulgação neste primeiro ano poderá obrigar a um investimento da ordem dos 250 mil euros, caso seja aprovado o financiamento ao projecto no âmbito do Portugal 2020. Para Cláudia Pimentel, a comunicação da marca é essencial para aumentar as exportações e dessa forma a indústria ganhar dimensão.
No ano passado, o sector exportou 63 milhões de euros, um crescimento de quase 11% face a 2014, com Espanha, França e Grécia a marcarem posição como principais mercados. Cláudia Pimentel assegura que “os portugueses têm a noção que o nosso café é único” e por isso é preciso captar a atenção dos “nossos inúmeros turistas” para o produto, pois eles são “uma porta para o mundo”.
Os mercados asiáticos são agora um alvo para as exportações do sector. “Na Ásia, há um grande potencial de crescimento” pois, apesar de serem consumidores preferenciais de chá, o café tem vindo a ganhar adeptos. Aliás, no ano passado, o consumo mundial desta bebida cresceu 2,5%.
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