quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

360º - António Costa e o triângulo Marcelo-Cavaco-Carlos Costa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO caso de Caxias está cada vez mais difícil e complexo. A mãe das crianças ficou ontem à noite em prisão preventiva depois de ter sido ouvida por um juiz, por suspeitas de dois crimes de homicídio qualificado. O Luís Rosa falou com um procurador e dois advogados para perceber melhor o que pode acontecer a seguir. Ao longo do dia, houve outros desenvolvimentos: o pai da criança negou todas as acusações num comunicado, enquanto o irmão da mãe das crianças afirmou que ela fugia do marido. Hoje, o Diário de Notícias escreve que os médicos não detetaram indícios de abusos sexuais mas que a PSP e a APAV "consideraram a denúncia de violência doméstica um caso de 'risco elevado'". Asbuscas pelo corpo da criança ainda desaparecida foram retomadas hoje de manhã.

Os deputados do PS divulgaram uma carta que consideram ser uma pressão. Os remetentes são os detentores do grupo Efisa e o tema é Miguel Relvas. A Liliana Valente explica que na carta se afirma que têm sido feitas de "má fé" declarações sobre a relação entre o antigo ministro e o banco. Uma das frases que provocou a reação dos deputados é esta: "Dado o vosso estado de servidores públicos, confiamos que serão cuidadosos em não propagar declarações com insinuações inquietantes e que criam danos".

Ainda não há acordo entre o Reino Unido e a União Europeia. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, fez o alerta: "não há garantias" de que se possa chegar a uma solução na cimeira de chefes de Estado que decorre na quinta e sexta-feira. Se é mesmo assim ou se estamos perante um bluff negocial vai saber-se em breve. Entretanto, para que tenha todas as informações sobre o tema, a Catarina Falcão preparou umExplicador dedicado ao "Brexit".

Informação relevanteAs relações de António Costa andam por estes dias à volta de um triângulo. Com Carlos Costa, estão cada vez mais tensas: ontem, o primeiro-ministro aumentou a temperatura ao acusar o governador do Banco de Portugal de não ter uma "posição responsável" em relação à situação dos lesados do BES. A frase é dura - e torna-se ainda mais dura se soubermos, como sabe a Liliana Valente, que o futuro Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa (o segundo elemento do triângulo), tem sido informado do impasse nas negociações.

O primeiro-ministro não tem tido um diálogo pacífico apenas com o futuro Presidente. Agora que o mandato de Cavaco Silva (o último elemento do triângulo) está a acabar - ou por causa disso mesmo -, António Costa tem mandado sinais de paz. O Públicoescreve hoje que o chefe do governo admite mesmoconvidar o atual PR para presidir a um Conselho de Ministros dedicado ao mar.

Para Carlos Costa, sobram as dores de cabeça. O Banco de Portugal anunciou ontem a anulação do contrato de venda do ex-BES de Cabo Verde a José Veiga. Segundo o Público, o Banco de Portugal "pode vir a reavaliar a idoneidade da gestão do Novo Banco" por causa deste processo.

Pedro Passos Coelho continua na estrada a fazer campanha pela sua reeleição como líder do PSD. E ontem entrou em modo confessionário. Em Bruxelas, onde foi falar à comunidade portuguesa, admitiu: "A troika cometeu muitos erros, como nós cometemos muito erros". No fim da frase, acrescentou um "mas": "Mas procurámos sempre fazer aquilo que era preciso para responder aos problemas que existiam". As eleições internas estão quase aí.

No CDS também há eleições internas, se é que se pode chamar "eleições" a um processo em que toda a gente apoia e elogia a mesma pessoa. Ontem foi a vez de Filipe Anacoreta Correia, um dos poucos críticos do portismo, dizer que Assunção Cristas tem "credibilidade" e "competências técnicas" para liderar o partido.

A DBRS, a agência canadiana que mantém o rating de Portugal acima de lixo, voltou a falar sobre o nosso Orçamento. As palavras mostraram "preocupação": "A reversão de algumas políticas do anterior governo não tem ajudado nem um bocadinho a confiança dos investidores". Apesar disso, a agência mantém a esperança de que tudo correrá bem, uma vez que o Governo prometeu tomar mais medidas caso seja necessário.
De qualquer maneira, formar uma opinião sobre o Orçamento português não é simples. Como explica o Nuno André Martins num artigo sobre a última análise da UTAO ao documento, as várias versões apresentadas pelo Governo já fizeram com que a carga fiscal subisse, depois estabilizasse e agora caísse...

Bárbara Guimarães fez um pedido de recusa da juíza que está a julgar o caso em que Manuel Maria Carrilho é acusado de violência doméstica. E o Ministério Público também concordaque a magistrada deve ser afastada do processo. Perante isto, a sessão de julgamento prevista para sexta-feira foi adiada.

Está preparado para ver algumas imagens fortes? É um vídeo com o título "Toda a Verdade", foi divulgado pela Associação Sindical da ASAE e pretende mostrar um pouco mais do seu trabalho. A própria associação avisa que as imagens são "reais" e "não editadas" e mostram tudo aquilo que você poderia temer (sim, ratos; e também baratas).

Hoje em dia, Cuba é o país onde tudo acontece. Em poucas horas, ficou a saber-se que Barack Obama vai fazer uma visita no próximo mês, tornando-se no primeiro presidente americano no ativo a fazê-lo; e foi também divulgada outra chegada histórica - a do livro 1984, de George Orwell, 66 anos depois do seu lançamento.

Outras notícias internacionais, muito diferentes mas que merecem a sua atenção: um atentado na Turquia fez 28 mortos; no Brasil houve um aumento de casos de microcefalia, que chegam agora aos 508; nos Estados Unidos, os candidatos republicanos defrontaram-se num debate ao estilo town hallorganizado pela CNN; e na Venezuela a crise económica é cada vez mais dramática.

Os nossos EspeciaisÉ um plano polémico. Num dos artigos mais lidos ontem no Observador, o Edgar Caetano explica o que vai na cabeça de quatro dos membros de um grupo de conselheiros económicos do governo alemão conhecidos como os "sábios" (nesta matéria, o quinto votou contra): eles apresentaram um relatório que prevê a criação de um Mecanismo de Insolvência de Soberanos na zona euro. Como pode ler no nosso artigo, isso "na prática iria reconhecer que os países da união monetária podem cair em falência e iria impor perdas aos investidores privados em caso de necessidade".

Mário Cesariny morreu há nove anos, mas continua sepultado temporariamente num gavetão do cemitério dos Prazeres, em Lisboa. O "temporariamente" explica-se pelo facto de o testamenteiro do poeta e a Casa Pia, sua herdeira, não se entenderem sobre a construção do jazigo. A Rita Cipriano conta esta história complicada.

Notícias surpreendentes
Ontem à noite foi o primeiro de 17 (leu bem: dezassete) concertos de Miguel Araújo e António Zambujo. A Rita Cipriano esteve no Coliseu de Lisboa e, além do clássico "És lindo!" gritado da assistência, ouviu fado, música gaúcha e uma versão em uquelele de "Os Maridos das Outras". Amanhã há outro espectáculo. E depois outro, e depois outro, e depois outro...

Hoje estreia um filme que vale quatro estrelas do nosso crítico Eurico de Barros. "Mustang" conta a história de cinco jovens "revoltadas contra os constrangimentos islâmicos". Háainda para ver "Trumbo" e "Zoolander 2".

Depois de ter abandonado uma conferência de imprensaa meio por não ter gostado das perguntas sobre a sua falta de golos, Ronaldo marcou mais um na vitória de ontem do Real Madrid sobre o Roma para a Liga dos Campeões. Mas o homem que lhe faz sombra também não anda a dormir na forma: Messi ultrapassou os 300 golos na Liga espanhola

Tem vontade de comprar uma casa que seja, digamos, mais espaçosa? Então, só precisa de ganhar o Euromilhões ou, em alternativa, de poupar 27 milhões de euros. Consultando ossites de várias empresas internacionais, como a Sotheby's International Realty, a Marta Leite Ferreira mostra-lhe os interiores de 18 casas que podiam resolver todos os seus problemas de arrumação.

E chegou a hora da comida. Vai começar o Portugal Restaurant Week, com mais de 100 restaurantes em todo o país a fazerem menus especiais de 20 euros (bem abaixo dos preços que normalmente praticam), e o Tiago Pais faz a lista dos que se estreiam este ano.

Até chegar a hora de se sentar com os talheres nas mãos, vá passando por aqui. Nós vamos estar sempre prontos com as últimas notícias.
Até já!
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário