Em parceria com o Clube de Minigolfe da Costa Nova (CMCN) a Associação Cultural dos Surdos de Águeda (ACSA) proporciona aos seus associados e também a todas as pessoas surdas da região a oportunidade de experimentarem minigolfe, quer na vertente de diversão, quer na vertente de competição, utilizando as pistas existentes no Minigolfe da Costa Nova.
Tudo começou com o encontro feliz de duas vontades: o pedido de alguns surdos para experimentarem jogar minigolfe e a vontade da direção do CMCN, na pessoa do senhor Victor Condeço, de querer alargar as oportunidades de todos, incluindo os deficientes, a aproveitarem as ótimas condições existentes no CMCN para puderem desenvolver as capacidades muitas vezes “escondidas”.
Este projeto de parceria teve início na sede da ACSA com uma apresentação do CMCN e do minigolfe como um desporto acessível a todos. Isso aumentou a vontade de experimentar esta modalidade desportiva. Depois a ACSA apresentou, para apoio ao INR (Instituto Nacional para a Reabilitação), o projeto TACO A TACO – INCLUSÃO SAUDÁVEL com o objetivo de permitir que todos os surdos interessados pudessem durante quatro meses (aos sábados das 14:30 às 17:30) usufruir das instalações e da formação teórico prática de minigolfe, nas instalações do CMCN. Com este projeto pretende-se uma maior inclusão das pessoas surdas nas atividades do clube e a sensibilização para a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Pelas sessões já realizadas foi possível verificar a muito boa adesão, o grande entusiasmo dos jogadores e a grande mística de aventura proporcionado pelo uso dos dois circuitos existentes. Tem sido muito boa a interação dos jogadores e técnicos do CMCN com os formandos surdos, o que tem ajudado a vencer a barreira linguística existente. As aulas têm sido traduzidas pela intérprete de LGP Liliana Loureiro.
Com esta parceria estão ainda abertas as portas do CMCN a todas as pessoas surdas de Portugal que queiram experimentar o minigolfe a preços muito convidativos mesmo depois de terminada a duração do apoio do INR (Fevereiro a Maio). Durante este período a direção da ACSA solicita que os interessados informem a vontade de participarem, para melhor organizar o transporte de quem dele necessitar.
Esta parceria ajudará a abrir as portas à prática da modalidade de outros surdos de Portugal e será ainda uma oportunidade que se espera vir a dar muitos frutos no futuro.