quarta-feira, 27 de abril de 2016

Cientistas tentam combater cancro com luz

Foto:24.sapo.pt
Uma abordagem inovadora permitiu já inverter o desenvolvimento de tumores em rãs. Os testes avançarão agora com mamíferos.

Uma equipa de cientistas nos EUA está a investigar a possibilidade de combater a formação de tumores recorrendo à luz e à manipulação das correntes eléctricas nas células.

A equipa da universidade Tufts já obteve algum sucesso com rãs, cujos tumores são muitos parecidos com os que se desenvolvem em humanos, e procura agora replicar a experiência com mamíferos.

As células do corpo têm canais iónicos que abrem e fecham, permitindo ou impedindo a passagem de iões. Quando os canais estão abertos corre electricidade entre as células.

O que os investigadores fazem é estimular a abertura desses canais através da exposição das células à luz. “Acende-se a luz, neste caso é luz azul, e foca-se a luz de forma intermitente no tumor durante 24 horas e ele desaparece”, explica o biólogo Dany Adams, que participou na investigação.

A manipulação da corrente eléctrica das células, a que se chama optogenética, permite controlar a velocidade a que estas se reproduzem e a informação que partilham umas com as outras, explica outro investigador, Michael Levin.

A comunicação eléctrica entre células é muito importante para a supressão de tumores. O mais importante agora é compreender como é que estas voltagens passam entre células e como influem na transferência de mensagens químicas entre células”, explica.

A equipa da Tufts conseguiu uma taxa de sucesso de 30% nas rãs e espera agora replicar as experiências em mamíferos. Os resultados da investigação foram publicados na revista Oncotarget.


Fonte: rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário