domingo, 24 de abril de 2016

O ex-ministro da Planificação da Venezuela e catedrático da Universidade de Harvard Ricardo Hausmann afirmou que 2016 será "o pior ano" da história económica do país.

"A Venezuela vai viver o pior ano da sua história: 2016 vai ser o pior ano desde que se começou a produzir petróleo, em 1917. Nunca houve um ano com uma deterioração tão grande, após dois anos de queda do PIB. Em 2014 e 2015 a economia contraiu-se", declarou o académico.

O Produto Interno Bruto da Venezuela, cuja economia é altamente dependente do petróleo, vai contrair-se 8% em 2016 e a inflação chegará aos 500%, segundo os últimos cálculos do Fundo Monetário Internacional.

A economia venezuelana caiu 5,7% em 2015, quando a inflação chegou aos 180,9%, segundo o Banco Central da Venezuela, que fixou em 68,5% a taxa de inflação de 2014, ano em que o PIB contraiu 4%, segundo o Banco Mundial.

O cenário de "grande deterioração" que se vive na Venezuela "não se vai reverter da noite para o dia", nem "enquanto" o Presidente Nicolás Maduro estiver no poder, considera o ex-ministro.

"A ciência económica não inventou uma cura instantânea para a embriaguez, para esta bebedeira que atingiu o país", que "vai precisar de massiva ajuda internacional financeira" para superar a crise, que se revela na "escassez generalizada", disse.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário