segunda-feira, 27 de junho de 2016

360º - O adeus de Messi, a vitória de Rajoy, a ameaça do Bloco, a loucura do Bregret e as confissões de Fernando Santos

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!

Enquanto dormia
Em Espanha (quase) tudo na mesma. O PP, de Mariano Rajoy, voltou a ganhar as segundas eleições em seis meses e reforçou mesmo a sua posição (mais 14 mandatos). Mas ficou longe da maioria e vai ter de voltar a negociar para formar Governo. A chave está outra vez no PSOE, que voltou a cair, mas se manteve como segunda força política (não houve 'sobrepasso' do Podemos): há maioria com um acordo entre populares e socialistas; ou do PSOE com o Ciudadanos e o Podemos. Pode lertudo sobre a noite eleitoral espanhola no liveblog que mantivemos atualizado ao minuto, ver como estão as contas nesta calculadora de maiorias,  olhar para perdedores ou vencedores, espreitar ascapas dos jornais ou divertir-se com as inevitáveis brincadeiras na net. 

Estas são as cinco opiniões do Observador com as chaves de leitura para o que significam estes resultados em Espanha. Pode ler também o que escrevem El MundoEl Pais e El Espanõl.

A Argentina perdeu a edição especial da Copa América Centenário e Messi disse adeus. A derrota com o Chile (campeão em título) aconteceu nos penáltis: o jogador do Barcelona falhou o seu e logo depois anunciou a sua decisão: aos 29 anos, Messi deixa a seleção albi-celeste. Foi a quarta final de uma grande competição perdida pelos argentinos e pelo seu número 10.

O Papa Francisco diz que a Igreja católica deve pedir perdão aos homossexuais. As declarações foram feitas no regresso da viagem histórica à Arménia.


Informação relevante
O Bloco de Esquerda teve a sua X Convenção antes das eleições de Espanha e de saber que o Podemos de Pablo Iglesias se afundou nos resultados. Talvez por por isso tenha sido tão radical no aproveitamento do Brexit. Catarina Martins ameaçou que pedirá um referendo caso a Europa castigue Portugal com sanções. José Manuel Pureza anunciou que votará a favor da saída da moeda única. Mas, afinal o que quer o Bloco, um dos parceiros do Governo? As 4 análises do Observador à reunião bloquista, o resumo do caderno de encargos de Catarina e C.ª e a eleição dos dez 'Louçãs de Ouro' da Convenção.

As reações à ameaça bloquista não se fizeram esperar.CDS e PSD recusaram de imediato qualquer referendo à União Europeia, tal como o PCP. Marcelo foi um pouco mais duro: disse que a questão não se põe e lembrou que a decisão de um referendo será sempre dele.

As ondas de choque ao Brexit continuam a fazer-se sentir a um outro nível. Mais de três milhões de pessoas já assinaram a petição para reverter os resultados do referendo e muitos parecem arrependidos. Mas é possível votar de novo? O que vale o Bregret? Pouco ou quase nada. Porque agora é altura de enfrentar as consequências. Nos trabalhistas ingleses há umasérie de demissões e muitos duvidam que Jeremy Corbyn possa ganhar eleições. Na Europa, Hollande defendeu que França e Alemanha devem tomar a iniciativa, enquanto Jean-Claude Junker deixou claro que sair vai mesmo significar ficar de fora. Na Escócia, o referendo à independência deve mesmo avançar. Parece pois não haver marcha atrás. Marques Mendes teme agora uma nova recessão na Europa.

Outros temas. O novo presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, vai acumular o ordenado no banco público com a reforma dos anos de trabalho no BPI.

As aulas vão arrancar mais cedo este ano. O ano letivo começa entre 9 e 15 de setembro e haverá novas provas de aferição. Mas podem vir aí mais mudanças. Os diretores de escolas querem dois semestres em vez de três períodos.
Nos EUA, as sondagens para as eleições de novembro dão o triunfo de Hillary sobre Donald Trump. Mas amargem é pouco confortável para a democrata.

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos, Fernando Pimenta ganhou duas medalhas de ouro para a canoagem portuguesa nos Europeus da Rússia.

Um golo de Quaresma aos 117 minutos do prolongamento do jogo com a Croácia colocou Portugal nos quartos de final do Europeu. A frio, depois da festa, Fernando Santos explicou tim tim por tim tim como anulou os croatas de Modric. O Diogo Pombo estava lá, ouviu o mister, e transcreveu assim a conversa aberta e clara do selecionador.

Fernando Santos admitiu voltar a mexer na equipa no jogo com a Polónia de quinta-feira. Com a Croácia estreou três jogadores, Adrien, Fonte e Cédric. O Tiago Palma tirou o retrato a estes estreantes que são tudo menos experientes.

E que dizer de Nani, o rapaz que fugia aos revisores dos comboios para poder jogar à bola e agora continua a fugir aos defesas contrários? Tornou-se um senhor centenário na seleção, agarrando a titularidade que todos julgavam perdida, como lembra o Hugo Tavares da Silva.

O jogo maior dos quartos de final é hoje, entre Itália e Espanha, dia em que jogam também Inglaterra e Islândia. O quadro ficará então fechado com os últimos dois qualificados: Bélgica, Alemanha e França juntaram-se ontem, sem surpresas, a Portugal, Gales e Polónia.



Os nossos Especiais
No fim de semana da X Convenção do Bloco de Esquerda, a entrevista de vida a um histórico radical do PREC. O Vítor Matos entrevistou o major Mário Tomé e ele falou de tudo (mesmo): da revolução, da guerra em África e dos seus excessos: diz que até "comeu" um charro.

Três dias depois do Brexit, como estão a reagir os estrangeiros que vivem no Reino Unido? O Edgar Caetano andou por Londres e descobriu muita gente assustada. "Fui dormir migrante. Acordei imigrante. Não é a mesma coisa", contou-lhe a italiana Joanie.

Foi um acordo histórico aquele que foi assinado sexta-feira em Havana entre o governo da Colômbia e as FARC. Mas os 50 anos de conflito e guerrilha desaparecem assim tão facilmente? O Manuel Louro foi à procura de respostas.


Notícias surpreendentes
Lembra-se de 'Clube de Combate', um dos grandes livros de culto do fim dos anos 90 que deu um belo filme? Pois, é isso: fez 20 anos. A Rita Silva Freire foi entrevistar o autor, Chuck Palahniuk, e ouvir muitos fãs dedicados

Sexta-feira, dia 1, os Buraka Som Sistema dão o seu último espetáculo. É o fim? Não, é o princípio do futuro da banda que transformou o kuduro em música para massas. Como? Leia a conversa de Pedro Esteves com Kalaf para saber.

E como o Brexit não vai sair tão cedo da atualidade, o Bruno Vieira Amaral criou uma lista de 21 coisas que quer que os britânicos nos deixem de herança: vai de Adele à página 3 do Sun. Já a Susana Romana foi espreitar os melhores negócios antes que haja Amazonexit.

Das esplanadas portuguesas não há quem não goste agora que o verão se instalou. Chamam-lhes 'sunset', 'rooftop', 'lounge' e afins, à inglesa. Mas quer mesmo ver como eram as velhinhas esplanadas de Lisboa? O Tiago Pais foi ao baú das fotos. 

Quer nas esplanadas, quer na praia, o melhor é evitar ser roubado. Se for dar um mergulho, há uns truques para não ficar sem a carteira e o telemóvel. Ora aprenda.

Por falar em telemóvel, já imaginou como teriam sido noticiados os momentos históricos se houvesse redes sociais? Da Vinci teria Instagram e Lincoln era fã de selfies segundo a criatividade de dois designers.


Criativos mas rigorosos, é o que lhe posso garantir sobre o que fazemos no Observador. Passe por cá ao longo desta semana em que acompanharemos as ondas de choque do Brexit, a situação espanhola e, claro, Portugal no Europeu de futebol.

Um bom arranque de semana e um dia feliz e produtivo. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário