segunda-feira, 27 de junho de 2016

Quatro arguidos da operação ‘Roda Viva’ ficaram em prisão preventiva

Quatro dos 20 arguidos detidos na semana passada por corrupção e outros crimes relacionados com a aprovação fraudulenta de automóveis sujeitos a inspeção ficaram em prisão preventiva, indicou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

No âmbito da operação 'Roda Viva', que investiga suspeitas de crimes de corrupção relacionados com atividade empresarial com oficinas e inspeções de automóveis, a PJ deteve, na semana passada, 20 pessoas, entre os quais um inspetor da PJ, um militar da GNR, um elemento da PSP e inspetores de um centro de inspeção mecânica de automóveis.

Dos 20 detidos, 17 foram presentes, na sexta-feira, a um juiz de instrução criminal em Sintra, que decretou a prisão preventiva para quatro arguidos, refere a PGDL, sem pormenorizar.

O juiz aplicou também aos arguidos a suspensão do exercício de atividade e proibição de contactos, além do termo de identidade e residência, uma vez que os fundamentos invocados não foram julgados procedentes.

A PGDL adianta que os arguidos presentes a primeiro interrogatório judicial ficaram "fortemente indiciados" por corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influências, peculato, falsificação de documentos, acesso ilegítimo e abuso de poder.

Segundo a PGDL, os arguidos beneficiaram, entre novembro de 2015 e 21 de junho de 2016, "da aprovação irregular de viaturas pessoais e de terceiros, que sabiam não terem as condições mecânicas e de segurança para serem aprovadas".

A operação "Roda Viva", realizada na zona da Grande Lisboa, envolveu 200 efetivos da PJ e foram apreendidos nas buscas elementos probatórios e objetos relacionados com os crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, abuso de poder, tráfico de influências e falsificação de documentos.

A investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) iniciou-se há cerca de oito meses, sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.

Fonte: Lusa
____________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário