domingo, 3 de julho de 2016

Hora de Fecho: Bruxelas dá três semanas para evitar sanções

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ORÇAMENTO 2016 
Comissão deve propor dar mais três semanas a Portugal e Espanha para tomarem medidas para corrigirem os seus défices, e assim evitarem sanções, apurou o Observador. Decisão é fechada terça-feira.
TELEVISÃO 
O Ator, com uma longa carreira na revista e na televisão portuguesa, onde foi protagonista de várias series com o seu nome, morreu aos 91 anos depois de uma longa luta contra dois cancros.
CULTURA 
O ator Camilo de Oliveira morreu este sábado à noite. O Observador relembra algumas das personagens e as frases mais emblemáticas do ator.
TELEVISÃO 
Camilo de Oliveira morreu na noite de sábado, aos 91 anos. Colegas e amigos recordam um ator excecional, de enorme talento e rigor. Também Marcelo Rebelo de Sousa lembrou o "humor doce" do ator.
EURO 2016 
Torce o nariz a Portugal, diz até que há "várias coisas" das quais não gosta. Mario Kempes, campeão mundial pela Argentina, em 1978, está a trabalhar no Europeu e prefere seleções sem grande nome.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
O Presidente da República desvaloriza a troca de acusações entre PSD e PS sobre a responsabilidade pela aplicação de eventuais sanções europeias a Portugal.
LIVROS 
A propósito do livro "Racismo em Português", de Joana Gorjão Henriques, Bruno Vieira Amaral escreve sobre as diferentes "mitologias" do colonialismo.
CINEMA 
No ano que comemora 450 anos, a cidade maravilhosa recebe "Ba[p]tismo de Terra", um documentário sobre histórias inspiradoras da emigração portuguesa.
BREXIT 
Enquanto o Reino Unido não oficializar a saída da União Europeia, fica tudo na mesma. O Observador recolheu as preocupações de alguns cientistas portugueses e resume-lhe o pior dos cenários.
BREXIT 
A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, afirmou que a Europa "deve sair por cima" do Brexit. Para isso, defende que é preciso melhorar a "realidade económica" e a comunicação com os povos.
UNIÃO EUROPEIA 
O ministro das Finanças alemão defende soluções negociados entra os Estados-membros, mesmo que apenas por alguns, caso a União Europeia não consiga chegar a soluções.
Opinião

Helena Matos
Um comerciante português, para mais emigrado na Venezuela (ainda se fosse na Inglaterra pós-brexit) não tem perfil para vítima. Pode ser assassinado e decapitado. Ninguém se indigna ou comove.

João Marques de Almeida
Costa passará o Verão a reflectir sobre a oportunidade de iniciar uma guerra com Belém para provocar eleições antecipadas. Se acreditar que é a sua única possibilidade de sobrevivência não hesitará

Telmo Azevedo Fernandes
Muitos dos “líderes” da UE pouca consideração têm por 48% dos votantes neste referendo: quase metade queriam manter-se na UE, mas agora a UE quer que também eles saiam rapidamente e desamparem a loja.

André Azevedo Alves
Com a União Europeia mergulhada numa profunda crise e com problemas em várias frentes, travar os processos de syrização em curso deve ser a primeira prioridade política no Sul da Europa.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os regimes totalitários achavam que podiam reescrever a história e o turco pretende apagar 1,5 milhões de arménios mortos em 1915. Consentir na falsificação seria ofender de novo a memória das vítimas
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário