Martinho Júnior, Luanda
ESTA FOI UMA DAS MAIS DRAMÁTICAS PROVAS DO CHOQUE NEOLIBERAL EM ANGOLA, PROTAGONIZADO POR UM INSTRUMENTO COMO SAVIMBI, UM DOS "FREEDOM FIGHTERS" DO NEOLIBERAL RONALD REAGAN, A PAR DE BIN LADEN NO AFEGANISTÃO!... CONSEGUIRAM "SOMALIZAR" ANGOLA, MAS NÃO A CONSEGUIRAM VENCER!... NA SÍRIA HOJE, CONTINUA A MESMA SAGA TERRORISTA QUE SE VAI DISSEMINANDO POR 4 CONTINENTES ESPALHANDO O SEU VENENO CONTRA OS POVOS E CONTRA AS SOCIEDADES!...
CUIDADO AGORA COM A TERAPIA DE CHOQUE NEOLIBERAL QUE ESTÁ EM CURSO TAMBÉM EM ANGOLA!...
Recordar, é saber do nosso passado
Recordar os heróis da cidade do Cuito - Mais de 7 mil civis e militares morreram durante a guerra que a cidade do Cuito enfrentou há 22 anos e foram enterrados em quintais, jardins e pátios.
O 28 de Junho de 1994 tem um significado especial para os angolanos e em especial para o povo do Bié, que sofreu terríveis dificuldades.
A guerra do Cuito é considerada uma das mais sangrentas e destruidoras do conflito pos-eleitoral de 1992, quando a UNITA de Jonas Savimbi recusou os resultados eleitorais e se lançou na guerra.
O Cuito esteve cercado 1 ano e 6 meses, de 6 de Janeiro de 1993 a 28 de Junho de 1994.
A resistência foi heroica.
Durante um ano e meio, a fome, a nudez, as doenças e a morte, fustigaram os habitantes do Cuito que foram forçados a comer raízes de bananeira e casca de árvores.
A destruição de vidas humanas deixou marcas, mas hoje o Cito se reconstrói com seu povo heróico e vencedor.
Abaixo a UNITA!
Grato ao camarada Rui Filipe Ramos pelo seu texto, aqui por mim aproveitado.
Junto o meu texto sobre o Cuito, publicado no Página Global em Julho de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário