Trabalhos artesanais da conheceituadíssima Fernanda Batista... apresentação dos novos livros das simpáticas e conceituadas escritoras Rosa Maria de Oliveira e Inês Maomet... almoço bem diversificado e "regado"... corte do bolo... música, pintura, palavras recitadas... tudo num só dia e num só local!
Este foi o resultado do Quarto Encontr´Arte realizado na Biblioteca Municipal de Mira, onde se comemorou, com as presenças da Vereadora Dulce Cainé e do Presidente Raul Almeida a mostrarem o valor dado à cultura e ao trabalho de qualidade da bibliotecária Donzília Alves e seus pares, o vigésimo primeiro aniversário daquela instituição que tem colaborado, sobremaneira, com uma maior participação dos cidadãos no sentido de perceberem que uma biblioteca é muito mais do que um simples local de leitura ou recolha de livros.
Foi um dia diferente, embora nem tanto, já que a Biblioteca mirense projeta-se a nível local e regional justamente por ações diferenciadoras como esta!
Era visível a felicidade de Donzília Alves por poder juntar amigos de palavras escritas ou faladas, amigos de pintura, amigos de artesanato, amigos da cultura em geral. Quem a conhece minimamente sabe da dedicação com que se entrega à uma paixão que se sobressai - em larga escala - a um mero local de trabalho. Por isso, a ela o Jornal e a Rádio Mira Online, parceiros da Biblioteca Municipal, endereça os parabéns. Não só a ela, é claro, pois há uma equipa ali na biblioteca que trabalha em conjunto, para além do pelouro ao qual está ligada umbilicalmente através dos serviços que a Câmara Municipal presta.
Todos, sem exceção, merecem o mais profundo reconhecimento da nossa parte. Goste-se ou não disto ou daquilo, o trabalho ali desenvolvido é por demais importante para ser negado ou para ser ignorado pela malidicência ou simples mesquinhês.
A cultura é isto mesmo: cultura! E, quando feita com amor à causa, torna-se ainda mais apaixonante!
Francisco Ferra