sábado, 30 de julho de 2016

Hora de Fecho: “Sou menos otimista que António Costa"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
JOÃO GALAMBA 
O porta-voz do PS deixa um aviso à "geringonça": "Quem inviabilizar o acordo, será penalizado nas urnas". Na Europa, João Galamba admite estar "mais próximo do BE que do PSD". Leia a entrevista.
HARRY POTTER 
David Bradley junta-se a Jason Isaacs no elenco de confirmações da Comic Con Portugal, numa edição em que Harry Potter terá lugar de destaque. O novo livro sai este sábado.
SÉRIES 
O serviço de streaming já anunciou a data de estreia das novas séries. Setembro trará drama, comédia e a estreia mundial de "Gilmore Girls: A Year in the Life". Mas as novidades não se ficam por aí.
LONDRES 
Nas grandes cidades europeias, os mosaicos são tão belos como os monumentos de referência. Sebastian Erras andou a fotografar o chão de Londres. E encontrou muita cor. Ora veja.
FRANÇA 
A Comunidade Muçulmana de Saint-Etienne recusa-se a enterrar um dos terroristas que degolou um padre, no início da semana. O argumento é de que isso mancharia o Islão.
TERRORISMO 
Tudo começou em Nice, no dia da Tomada da Bastilha. Seguiram-se outros oito crimes. Alguns deles foram reivindicados pelo Estado Islâmico. O último ocorreu esta terça-feira, numa igreja em França.
BÉLGICA 
Dois irmãos foram detidos na região de Valónia por suspeitas de estarem a preparar um ataque terrorista na Bélgica. As detenções ocorreram no âmbito de uma operação antiterrorista.
AUSTRÁLIA 
Centenas de pessoas reuniram-se nas cidades de Melbourne, Sydney e Brisbane depois da divulgação de imagens que mostram um jovem a ser mal tratado num centro de correção juvenil, na Austrália.
COMISSÃO EUROPEIA 
Günhter Oettinger frisou em entrevista ao Der Spiegel que a "ameaça de corte nos fundos estruturais do orçamento europeu é séria" e que Portugal e Espanha devem pôr as contas em ordem "com urgência".
CASO LAVA JATO 
O antigo Presidente brasileiro revelou-se cansado de tantas denúncias contra si. Lula da Silva referiu que se sente também tentado a voltar a candidatar-se à Presidência da República em 2018.
CASA BRANCA 2016 
O republicano Trump teve 34,9 milhões de pessoas a ouvi-lo pela televisão quando aceitou a nomeação como candidato à Casa Branca. Clinton, do Partido Democrata, conseguiu 33,8 milhões de espectadores.
Opinião

Rui Ramos
O terrorismo islâmico é uma tragédia para as suas vítimas. Mas os jihadistas não querem só matar pessoas, mas também sociedades. O jihadismo pode transformar Europa. Não deve ser subestimado. .

Paulo Ferreira
Olhar para o equilíbrio contas públicas como algo que opõe os “bons” que fazem mais despesa aos “maus” que querem menos défice é um traço cultural que não pára de nos trazer amargos de boca.

Miguel Tamen
Os pais celebram constantemente os filhos, mesmo os mais pérfidos, e os eleitos celebram os eleitores, mesmo os mais inconstantes. É muito raro que ninguém seja celebrado por terceiros.

Maria João Avillez
Já sabia - mas em Julho percebi-o melhor - que deixou de haver chão debaixo dos nossos pés, o chão que sempre houve, o nosso, fossem altas ou baixas as marés, amenas ou tempestuosas as estações.

José Manuel Fernandes
O multiculturalismo falhou porque ignorou a centralidade dos nossos valores. O laicismo também falhou pois ignorou que a modernidade não é só filha do Iluminismo, é também da tradição do cristianismo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário