sábado, 20 de agosto de 2016

O RABO VOADOR (OU O MAIOR AVIÃO DO MUNDO) JÁ FEZ O SEU PRIMEIRO VOO


 


Hybrid Air Vehicles
-
O Airlander 10, o maior avião do mundo e também conhecido por Rabo Voador, fez o seu voo de estreia na passada quarta-feira.
O voo inaugural do Airlander 10 deveria ter acontecido no último domingo mas, devido a alguns problemas técnicos, teve de ser adiado para esta quarta-feira.
Os adeptos de aviões puderam então assistir à descolagem do maior avião do mundo, tambémapelidado de Rabo Voador, no aeroporto de Cardington, próximo da cidade de Londres.
A estreia aconteceu exatamente no mesmo local em que, durante e depois da I Guerra Mundial, este tipo de aeronave era construída. O voo durou cerca de uma hora.
Este veículo voador, de 93 metros de comprimento e 44 metros de largura, é uma espécie de cruzamento entre um dirigível e um avião.
A aeronave começou por ser um projeto do exército norte-americano, que gastou 300 milhões de dólares, mas que depois acabou por desistir desta ideia.
Felizmente, a empresa britânica envolvida, a Hybrid Air Vehicles, decidiu continuar com ele, assumindo as despesas de desenvolvimento mas também apoiada pelo Governo inglês.
Segundo o fabricante, este Rabo Voador, que se enche com gás hélio, pode voar até 4.900 metros de altitude e desenvolver 148 km/h.
Para já, é capaz de levantar dez toneladas de carga ou pessoas, gastando menos combustível do que as aeronaves convencionais.
Orçado em mais de 100 milhões de euros, pode descolar verticalmente como um helicóptero, o que significa que consegue levantar voo e aterrar em quase qualquer tipo de superfície, nomeadamente gelo, água e deserto.
Até 2020, a Hybrid Air Vehicles tem planos para construir um Airlander ainda maior, capaz de carregar 50 toneladas.
ZAP / Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário