A
plataforma de software livre que o Arquivo Municipal adotou para gerir os
fundos documentais foi considerada uma “boa prática” pela AMA - Agência para a
Modernização Administrativa. A iniciativa do Município de Albergaria-a-Velha
encontra-se publicada no portal da Rede Comum do Conhecimento (www.rcc.gov.pt),
que compila as várias práticas na Administração Pública capazes de trazer novas
ou melhores soluções e respostas nas áreas da Simplificação e Modernização
Administrativa e das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Delfim
Bismarck, Vereador responsável pelo Arquivo Municipal, salienta que o
equipamento Albergariense foi “o primeiro a adotar este sistema no âmbito da
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e é considerado um exemplo, sendo
visitado por técnicos de outros municípios”. O autarca acrescenta que “o acesso
aos documentos é agora mais cómodo e os utilizadores podem pesquisar milhares
de registos de forma fácil e rápida”.
Denominada
“Open Source de Gestão de Arquivos Definitivos”, a iniciativa pretende
modernizar e liberalizar os serviços de arquivo, migrando os instrumentos de
pesquisa para uma plataforma em ambiente web, que assegure o acesso rápida e
cómodo por parte dos serviços da Autarquia e do público em geral. Com a
informação online, garante-se uma nova solução de consulta, que permite ao
utilizador aceder aos registos e aos próprios documentos digitalizados – áudio,
vídeo e imagem – e localizar palavras nos textos. Para além deste aspeto, o
software é gratuito, permitindo uma poupança significativa de recursos
financeiros ao Município.
Após
uma fase inicial em que esteve só disponível na Intranet do Município, a
plataforma pode agora ser consultada, a partir de qualquer computador, no
endereço arquivo.cm-albergaria.pt.
No
portal da Rede Comum do Conhecimento o Município de Albergaria-a-Velha tem
ainda outro projeto considerado “boa prática”. O Atendimento Telefónico
Permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil assegura que todas as
ocorrências que digam respeito às atribuições da Autarquia, como acidentes
graves ou catástrofes, possam ser comunicadas através de telefone 24 horas por
dia, sete dias por semana.
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