quarta-feira, 10 de agosto de 2016

São Tomé e Príncipe. Presidente eleito pouco preocupado com abstenção de 54%

O Presidente eleito são-tomense, Evaristo de Carvalho, disse hoje não estar preocupado com o nível de abstenção registado na segunda volta das presidenciais de domingo, que venceu com mais de 40 mil votos expressos.
"O essencial é que conseguimos fazer uma boa segunda volta, a nossa mensagem passou, os eleitores aderiram e acho-me vitorioso pelos votos que tive", disse Evaristo de Carvalho a jornalistas.

Pelo menos 54% do total dos eleitores do arquipélago não foram às urnas na segunda volta das presidenciais, em que o único candidato, Evaristo de Carvalho, obteve 42.058 votos, de acordo com os dados provisórios avançados pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Foram também contabilizados 7.567 votos nulos e 1.548 votos brancos.

Reagindo esses números avançados pela Comissão Eleitoral Nacional são-tomense (CEN), o Presidente eleito disse que a sua eleição "é limpa e clara", sublinhando que os resultados constituem mais de 82% dos votos expressos.

"Somei mais de sete mil votos em relação a primeira volta, por isso acho que fui bem eleito. Agora é o momento para trabalharmos para o desenvolvimento do nosso país, todos de mãos dadas, na harmonia, na paz e estabilidade", sublinhou Evaristo de Carvalho.

O novo Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe toma posse no próximo dia 03 de setembro em cerimónia presidida pelo líder da Assembleia Nacional (parlamento santomense).

O seu primeiro ato oficial será no dia 06 de setembro, altura em que presidirá à cerimónia do Dia das Forças Armadas, de que é comandante supremo, conforme estipula a Constituição do país.

MYB // EL - Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário