segunda-feira, 10 de outubro de 2016

360º O protesto dos táxis em direto, 25 perguntas para entender a fúria dos taxistas e, se ainda for a tempo, o mapa para (tentar) circular em Lisboa

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
A esta hora os taxistas já entopem as ruas de Lisboa no segundo grande protesto contra plataformas como a Uber a Cabify. No Observador estamos a seguir, em direto, tudo o que se passa na manif que colocou toda a PSP em alerta, depois de ameaças de que poderia haver "porrada". Enquanto o protesto se mantiver, teremos o mais completo acompanhamento do que está a acontecer: a Sara Otto Coelho viajou desde o Porto para Lisboa dentro de um táxi, o João Pedro Pincha também está no banco ao lado de um taxista, a Catarina Marques Rodrigues anda pelas ruas de Lisboa de câmara na mão e, na redação, a Rita Ferreira e a Ana Pimentel estão a coordenar as operações. E não há jornalista do Observador que não tenha missão de relatar o seu périplo pelas ruas da capital numa manhã que promete ser agitada. 

Se ainda for a tempo, e como informação útil, aqui fica o mapa para tentar circular hoje em Lisboa, com todas as dicas da PSP e as opções de caminhos alternativos ou transportes públicos, numa compilação da Sónia Simões desenhada pelo Milton Cappelletti. Se quer mesmo ficar pode dentro do que está em causa, há um Explicador imperdível da Ana Pimentel, com 25 respostas para perceber a que se deve a fúria dos taxistas

Tem ainda a opinião do Alexandre Homem Cristo queconsidera os taxistas os seus próprios inimigos.

De Lisboa para os EUA, onde Donald Trump teve de dar tudo no segundo debate com Hillary Clinton, para tentar ultrapassar (nem sei que lhe chamar) o último escândalo em que se viu envolvido. Resultado: o debate mais violento de sempre, muito duro e cheio de insultos, que o João de Almeida Dias seguiu madrugada dentro e que o Miguel Pinheiro resumiu num combate de boxe em seisrounds.

Trump jogou todos os trunfos para desviar o tema do fim de semana, a revelação de um vídeo de 2015 em que revelava que se aproveitava sexualmente das mulheres graças ao seu poder. Começou  em contrataque, surpreendendo com uma conferência de imprensa ao lado de três mulheres que dizem ter sido abusadas sexualmente por Bill Clinton e lembrando o caso de um agressor sexual de menores defendido por Hillary (insinuando sempre que a candidata ficou ao lado do marido por ambições políticas e dizendo "eu digo, ele fez"). Depois, já em direto, Trump voltou a atacar a adversária com o caso dos e-mails, ameaçando-a com prisão se chegar à presidência.

E no fim? Os jornais americanos falam numa espécie de empate, dizendo que Trump esteve melhor que há 15 dias e que Hillary não ganhou terreno. Resta saber se o candidato republicano ultrapassou a indignação que causou nos EUA e agitou o seu próprio partido, escandalizando desde o vice Mike Pence à sua própria mulher, Melania, e se chegará a 8 de novembro sem mais sobressaltos. Ou se o vídeo foi o golpe fatal. 


Informação relevante

Na semana final antes do Orçamento, e com António Costa de visita oficial à China, as notícias têm-se sabido às pinguinhas, com recados e negociações na praça pública. O PCP insiste num aumento de dez euros em todas as pensões e considera "inaceitável" qualquer retrocesso na reposição de direitos e rendimentos (resposta, claro está, à notícia de queafinal a sobretaxa se vai manter para alguns). O Bloco também fez questão de dizer que não abre mão do fim (para todos) dessa sobretaxa. Desde Pequim, o primeiro-ministro desvaloriza e diz que "circulam ideias muito especulativas" sobre o OE. Por cá, o secretário de Estado, e coordenador da 'geringonça', Pedro Nuno Santos (quase que) garante que não haverá (ainda) mexidas no IRS.

No meio desta discussão pública de um OE cheio de dúvidas (basta ver os parêntesis), persiste a polémica do perdão fiscal anunciado pelo Governo. Uma medida que o próprio Mário Centeno admite que pode valer 100 milhões por ano. O PSD garante que se trata de um mecanismo para redução do défice. Marques Mendes acha o mesmo.

Mas pode não ser o único trunfo contra o défice. Este sábado o Expresso noticiava que o Governo tem outro 'coelho na cartola' com o mesmo objetivo, um incentivo fiscal para a reavaliação de ativos das empresas, que pode valer a prazo uma borla no IRC . Aqui o Bloco concorda. Costa explicou-o em terras de mandarim.

Por cá, Marcelo, em entrevista ao jornal Eco, volta a deixar o avisoa estabilidade fiscal é o mais importante para o investimento

Só mais um problema. Os patrões não querem (acham que não há condições) para um aumento de ordenado mínimo acima de 550 euros. O Governo prevê subi-lo para 557 em 2017.

Por tudo isto, António Leitão Amaro fala em truques do Governo. Em entrevista à Rita Dinis, o vice-presidente da bancada do PSD continua a acusar o Governo de "falsear sobre os números" e diz que António Costa usa truques para apresentar dados económicos mais positivos.

Hoje é dia de seleção. Depois da goleada por meia dúzia a Andorra, Portugal joga nas Ilhas Faroé mais um jogo de apuramento para o Mundial de 2018. Onde? Ilhas Faraoé. Sabe onde ficam e o que são? 

Ainda no futebol: Piqué vai dizer adeus à seleção espanhola depois do Mundial 2018. Tudo por causa de uma camisola cortada que ele garante que não cortou.



Os nossos Especiais

Como foi (como é) o inferno da paternidade segundo Henrique Raposo. Um novo livro desafiou seis homens portugueses a relatar a sua experiência de pais na primeira pessoa. O escritor e cronista, pai de duas filhas de quatro e um anos,resume tudo neste testemunho.
Outro livro, "Luanda como ela era, 1960-1975", onde a Rita Garcia mostra a vida da capital angolana durante os anos finais do império colonial. Uma cidade exótica, ondeduas crianças passeavam uma onça, Iona,  que depois de ser um ídolo da cidade, morreu às mãos da PIDE. A Rita Ferreira conta a história do bicho e dos seus donos.

O Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) faz 20 anos. O João Pedro Pincha entrou dentro da caixa-forte que guarda os tesouros do cinema e conta como é o mundo das pessoas que ajudam a preservar a nossa memória coletiva: eles lidam com quilómetros de películas, têm amor à arte e muita magia.

As memórias de António Feio são mais que isso, são revelações. O Tiago Carrasco foi à descoberta da sua infância, do salto dos primeiros palcos para o sucesso em todo o país, do homem de vida reservada até ao boémio artista, através de recordações de quem o conheceu ilustradas por imagens raras.


Notícias surpreendentes

Dress for Sucess dá roupa e ferramentas para que mulheres sem condições possam triunfar em entrevistas de emprego. O projeto destina-se a sobreviventes de violência, ex-presidiárias ou mulheres em situação de pobreza. A Catarina Marques Rodrigues entrevistou a CEO, Joi Gordon.
O Nobel da Medicina já chegou a uma sala de aula portuguesa. Ana Preto fala de modelos celulares e usa o exemplo das leveduras e da autofagia com os alunos do primeiro ano de Bioquímica, na Universidade do Minho. Foi esta investigação que valeu o Nobel ao japonês Yoshinori Ohsumi.

O fim de semana foi de Moda Lisboa. Se quer perceber o que por lá se viu, e como pairam as modas, sugiro-lhe que leia este artigo, e mais este e ainda este. Espere, há ainda mais um, o da despedida. Com estilo.

Estas fotos são só de radicais. Mas felizmente todos as podemos ver. São imagens em movimento, com protagonistas que se metem em grandes, mas grandes aventuras. 32 imagens poderosas dos gloriosos dos desportos radicais. Como este.

Para começar a semana a aprender, a aplicação “Feeling Curious” da Google é uma boa sugestão. Dá respostas a questões que nunca tínhamos pensado, baseando-se em informação vinda dos sites mais fidedignos da internet. Só para lhe aguçar a curiosidade, ficam 20 perguntas a que talvez não saiba responder.

Observador está sempre à procura de todas as respostas para que a atualidade se torne mais fácil de compreender. Damos notícias e explicamo-las. Vai passando por cá (hoje estivemos em direto durante a madrugada para seguir o debate pós video de Trump nos EUA, estamos em direto no protesto dos taxistas em Lisboa, e estaremos em direto durante o jogo de Portugal nas Ilhas Faroé)

Por isso, fique em direto connosco. E tenha um dia feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário