segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Suspeito de preparar atentado na Alemanha era refugiado sírio, avança imprensa alemã

Resultado de imagem para Suspeito de preparar atentado na Alemanha era refugiado sírio, avança imprensa alemã
O jovem sírio que foi hoje detido na Alemanha, suspeito de preparar um atentado à bomba, era refugiado, segundo o jornal alemão Der Spiegel, que diz que Jaber Albakr chegou ao país no dia 18 de Fevereiro, numa vaga de refugiados.
De acordo com o semanário, Jaber Albakr chegou à Alemanha no dia 18 de Fevereiro, numa vaga de refugiados, tendo duas semanas depois solicitado formalmente asilo com um passaporte sírio, pedido que foi concedido em meados de Junho.

A polícia deteve Albakr depois de quase dois dias de caça ao homem.
Conseguimos, [estamos] realmente muito felizes: o suspeito de terrorismo [Jaber] Albakr foi detido durante a noite em Leipzig”, disse a polícia através da rede social Twitter, acerca do suspeito de 22 anos.
A polícia encontrou no sábado centenas de gramas de uma “substância explosiva mais perigosa que TNT” escondida no apartamento de Albakr e disse que “até uma pequena quantidade (…) podia ter causado enormes danos”.
A imprensa local reportou que o material era TATP, peróxido de acetona, um explosivo artesanal usado pelos extremistas nos ataques a Paris e Bruxelas. O peróxido de acetona é uma substância altamente explosiva, que pode ser fabricada com materiais como o ácido sulfúrico, peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e acetona.
Acredita-se que Albakr tenha tido contacto, através da Internet, com o grupo extremista Estado Islâmico, segundo o jornal Sueddeutsche Zeitung.
Após uma denúncia da agência de serviços secretos alemã, a polícia tentou capturar o homem sírio no sábado de manhã, no seu apartamento na cidade de Chemnitz, a 85 quilómetros de Leipzig.
No entanto, Albakr conseguiu fugir à polícia. Acabou por ser apanhado depois de as autoridades terem a informação de que tinha pedido ajuda a dois sírios em Leipzig, segundo o Spiegel Online.
A polícia deteve-o na madrugada de hoje no apartamento desses dois indivíduos.
A polícia, que agendou para hoje uma conferência de imprensa, deteve três pessoas no sábado e outra no domingo, todas relacionadas com o suspeito.
Apenas um está em prisão preventiva, acusado de ser cúmplice da preparação de um ato violento para pôr em perigo a segurança do Estado.
Durante a procura pelo suspeito, as medidas de segurança foram elevadas em “infraestruturas críticas” de todo o país, uma denominação que inclui estações de comboio e aeroportos, como os de Berlim, cidade a cerca de 250 quilómetros de Chemnitz.
A Alemanha sofreu dois ataques extremistas em Julho, ambos levados a cabo por requerentes de asilo, em que morreram dois terroristas e 20 pessoas ficaram feridas.

Lusa / Sapo 24




Nenhum comentário:

Postar um comentário