segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Acusações sobem de tom no segundo debate entre Clinton e Trump

Resultado de imagem para Acusações sobem de tom no segundo debate entre Clinton e Trump
O debate desta noite começou com uma troca de acusações acerca de abusos contra mulheres e Donald Trump afirmou que sob a sua liderança Hillary Clinton estaria "na prisão" devido ao caso dos e-mails.
O republicano Donald Trump negou ter atacado sexualmente mulheres e disse que as "respeita", respondendo à recente divulgação de um vídeo de 2005 em que se ouve o magnata fazer comentários degradantes sobre mulheres, com linguagem considerada vulgar e ofensiva.
Quando Hillary Clinton trouxe o assunto para cima da mesa, Trump voltou a dizer que se tratou de "conversa de balneário" e sublinhou que já pediu desculpa à sua família e aos cidadãos dos Estados Unidos da América.
A democrata considerou que as declarações neste vídeo não foram fruto de um momento excecional, mas sim um reflexo de "quem Trump é". "Tudo o que vimos e ouvimos na sexta-feira foi Donald a dizer de mulheres o que ele pensa sobre as mulheres, o que ele faz às mulheres", afirmou.
"Ele diz que o vídeo não representa quem ele é, mas creio que é claro para quem o tem visto que representa exatamente o que ele é. Vimo-lo insultar mulheres, dar-lhes pontos pela sua aparência", acrescentou.
Ao mesmo tempo que se defendia destas acusações - que incluem suspeitas de que o republicano agarrava de forma sexual mulheres contra a sua vontade -, Trump apontou o dedo ao antigo Presidente e marido de Hillary, Bill Clinton, acusando-o de ter um comportamento "abusivo para com as mulheres".
Momentos antes de o debate começar em St. Louis (Missouri), Trump surgiu em público, perante jornalistas, com quatro mulheres que acusaram Bill Clinton de assédio sexual.
Se for eleito, Trump diz que Clinton vai para a prisão
Donald Trump disse no domingo que se for eleito Presidente irá processar a sua rival Hillary Clinton devido ao caso dos e-mails e que sob a sua liderança ela estaria "na prisão" e ameaçou, caso chegue à Casa Branca, nomear um procurador especial para a investigar.
Em causa, o facto de Hillary Clinton ter usado um endereço de correio eletrónico privado enquanto secretária de Estado (2009-2013). No debate, Clinton voltou a admitir que cometeu um "erro" com os e-mails e garantiu estar "muito comprometida" em lidar de forma séria com informação classificada.
"É de facto muito bom que alguém com o temperamento de Donald Trump não seja responsável pela lei no nosso país", declarou, impelindo o republicano a responder: "Porque estarias na prisão".
Quem venceu o debate?
Os analistas mais independentes consideram que houve um empate, ao contrário do primeiro debate. Por exemplo, Anthony Zurcher, correspondente da BBC nos Estados Unidos, escreve: "com Hillary à frente nas sondagens, um empate serve-lhe perfeitamente. Mesmo se não é a vitória por KO que os seus apoiantes esperavam".
Também a Fox News publicou uma sondagem pouco depois do final do debate. No inquérito 50,3% consideraram que Trump ganhou e 49,7% davam a vitória a Hillary Clinton.
Resultados diferentes teve a sondagem da CNN que dá uma clara vitória a Clinton: 57% contra 34%.
O próximo debate decorre no dia 19 de Outubro, em Las Vegas. As eleições para eleger o novo Presidente norte-americano realizam-se a 8 de Novembro.
TSF 
FOTO:G1.GLOB.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário