terça-feira, 4 de outubro de 2016

360º - "Queria-vos dizer, agora não publicamente..." Ups, estavam a gravar o comissário a falar em novo resgate?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... desapareceu uma lenda. Morreu Mário Wilson.Foi jogador e treinador do Benfica e disse a frase célebre "Quem treina o Benfica, arrisca-se a ser campeão nacional" (e ele, de facto, foi). Uns referiram-se a Mário Wilson como "um cavalheiro"; outros como "o melhor entre os melhores". Os adeptos preferiam tratá-lo por "Velho Capitão".

O embaixador russo nas Nações Unidas disse as palavras que António Guterres mais temia: "Acreditamos que é a vez de a Europa do Leste fornecer o próximo secretário-geral. Gostaríamos muito de ver uma mulher".  Só faltou mesmo dizer o nome, mas também não era preciso. Ontem, a búlgara Kristalina Georgieva foi ouvida numa audição pública e admitiu que a sua candidatura foi "tardia". - mas isso, para a Rússia, não é um problema. A próxima votação para o cargo, que pode ser decisiva, é amanhã.

Prepare-se porque, nas próximas semanas, vai ouvir falar muito em impostos. Hoje, é a vez do CDS: os centristas vão dar uma conferência de imprensa para proporem aquilo a que chamam um "supercrédito fiscal" para beneficiar as empresas que invistam em matéria produtiva. O CDS garante que, apesar disto, a receita de IRC aumentará depois.

A Procuradoria-Geral da República confirmou que está ainvestigar o juiz Rui Rangel no âmbito do processo José Veiga. Estará a ser analisada a movimentação de centenas de milhares de euros.


Informação relevante
Ups, estavam a gravar? O comissário europeu Günther Oettinger esteve ontem no Parlamento a falar com deputados portugueses numa comissão, e, ao ver que não havia jornalistas na sala, confidenciou: "Queria-vos dizer, agora não publicamente..."e começou a explicar que o risco de um segundo resgate a Portugal é uma das maiores preocupações da Comissão. "Não sei qual é a probabilidade, mas é maior do que 0%". Pequeno problema: não havia jornalistas, mas havia uma câmara - a sessão estava a ser transmitida em direto pelo canal de televisão oficial do Parlamento.
A seguir, o comissário alemão ainda veio dizer (agora, publicamente...) que achava que "não é necessário um segundo resgate", mas já toda a gente tinha ouvido a sua verdadeira opinião. O Governoo PCP e o CDS criticaram a inconfidência do comissário. E nós ficámos, mais uma vez, a perceber a diferença entre aquilo que os políticos dizem quando há jornalistas na sala ou quando pensam que estão sozinhos.

Em Bruxelas, ontem, toda a gente sabia que estava a ser gravada. Por isso, a reunião entre a Comissão e o Parlamento Europeu sobre a suspensão de fundos a Portugal e Espanha (que o Observador seguiu ao minuto) decorreu sem surpresas: os dois comissários foram conciliadores, explicando que a suspensão é uma obrigação legal e desaparecerá assim que os governos tomarem medidas para conter o défice; e os grupos parlamentares declararam a sua oposição à medida. Ao final da noite, os eurodeputados decidiram que vão chamar os governos português e espanhol para ouvir os seus argumentos.

Já se passou um ano? O calendário diz que sim e hoje assinalam-se dois aniversários: o da "geringonça" no poder e o de Pedro Passos Coelho na oposição. É um lugar que o líder do PSD conhece bem. A Rita Dinis foi procurar as diferenças entre o Passos na Oposição versão I (quando se opunha a Sócrates) e o Passos na Oposição versão II (quando se opõe a António Costa). E encontrou-as - estão aqui.

Estamos em dia de aniversário, mas isso não quer dizer que as discussões estejam suspensas. Depois de António Costa ter admitido a hipótese de aplicar uma condição de recursos para as pensões mais baixas, o Bloco e o PCP vieram dizer, com veemência, que estão contra.

O texto do Edgar Caetano não podia ser mais curto: só tem uma palavra. Como poder ver neste artigo, inspirado peloNew York Times, não é preciso gastar muitos caracteres para escrever sobre dívida pública

É uma notícia Observador: caso se avance para a solução "Portela+1" para resolver o problema do aeroporto de Lisboa, a Defesa recusará pagar "quaisquer" despesas que sejam necessárias para abrir a Base do Montijo ao uso civil. O Vítor Matos teve acesso a um relatório que deixa isso muito claro.

O sucateiro Manuel Godinho não vai cumprir a pena de dois anos e meio de prisão a que foi condenado por ter feito um suborno. Motivo: o Tribunal da Relação do Porto entende que "é de crer que a simples censura do facto e a ameaça da prisão sejam bastantes para afastar o arguido de comportamentos ilícitos no futuro".

É um misto de "House of Cards" com "Bem-vindos a Beirais": Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, foi constituída arguida por suspeitas de, juntamente com o marido, ter enviado cartas anónimas a altos dirigentes (incluindo o primeiro-ministro Passos Coelho) a difamar o seu antecessor para conseguir o cargo. O Miguel Santos conta todos os detalhes aqui (vale a pena ler).

Os Estados Unidos suspenderam as conversaçõesbilaterais com a Rússia em relação ao conflito na Síria por causa dos ataques à cidade de Aleppo. E, assim, tudo se complica.


Os nossos Especiais

O novo Prémio Nobel da Medicina, Yoshinori Ohsumi, não se preocupa em tomar opções seguras: há muitos anos, decidiu abandonar áreas de pesquisa mais populares e dedicar-se a outras menos procuradas. A Vera Novais conta a história de um homem muito especial.


Notícias surpreendentes

Parece que Alec Baldwin e Kate McKinnon são os novos candidatos à Presidência dos Estados Unidos. Os dois comediantes recriaram o debate entre Donald Trump e Hillary Clinton e estavam tão iguais que pareciam uma versão moderna do "Separados à nascença". Este vídeo foi visto por mais de 100 milhões de pessoas em tempo real.

"Um, dois, três, diga lá outra vez". Ou, se preferir, veja: oRui Miguel Tovar explica, em vídeo, os números da última jornada do campeonato - e, fala, claro, dos três golos de Diogo Jota.

Vêm aí quatro eventos gastronómicos que deve pôr na agenda: o Rota das Estrelas, o Mar Adentro, o Gourmet Culinary Extravaganza e o Jantar do Ano. O Tiago Pais dá-lhe todos os detalhes.

Duas notas para quem gosta de passeios:

Luís Buchinho foi a Paris apresentar a sua coleção primavera/verão 2017 e o que se viu foram vestidos largos, macacões "fatos de treino" e saltos altos a imitar ténis. A Sílvia Silva explica tudo e mostra as fotos.

Se está farto de fazer viagens de avião em latas de atum, então temos a solução para si: regresse aos anos 70. Na época, o Boeing 747 tinha muito espaço para as pernas (imagine!), zonas com sofás e áreas para reuniões. Já percebi que não acredita - estão aqui as fotos que provam que é verdade.

E foi assim o seu despertador para mais um dia de trabalho. Já saber que tem no Observador todas as notícias atualizadas - vá passando por lá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário